Garante o treinador do Vitesse - Fred Rutten, que ajudou Bony a sagrar-se o melhor marcador na Holanda, vê o Benfica como um bom passo para o jogador que as águias têm na lista para suceder a Cardozo. Até porque o Fenerbahçe ataca em força o Tacuara, com uma oferta de 12 milhões de euros
Corpo do artigo
A saída de Cardozo abre caminho na Luz a Bony, avançado do Vitesse que tem tudo para deixar os adeptos felizes. E o tudo são golos, muitos golos. Quem o garante é Fred Rutten, técnico que levou o internacional marfinense a sagrar-se o melhor marcador da liga holandesa, com 31 golos em 30 jogos. "Se querem golos é com Bony. Golos, muitos golos. Essa é a grande mais-valia dele. Não é um jogador de espetáculo, é de golos", sublinha a O JOGO Fred Rutten, apontando a principal qualidade do avançado de 24 anos, que integra a lista de alternativas a Cardozo, que se prepara para deixar a Luz com 160 golos em seis anos. "Bony não perde tempo, só vê baliza", reforça o técnico do Vitesse, ele que dá o exemplo do sucedido na final da Liga Europa com o Chelsea: "O Benfica jogou muito bem, tem jogadores tecnicamente impressionantes e com um futebol agradável, mas nesse jogo demorou muito tempo para rematar. Isso não sucede com Bony. É um goleador, joga de forma simples e define as jogadas."
Aos 30 anos, Tacuara tem a porta aberta para sair do Benfica, situação impulsionada também pelo empurrão a Jorge Jesus na final da Taça de Portugal, e desperta forte cobiça por toda a Europa, como o seu próprio empresário, Pedro Aldave, já confirmou. Na frente da corrida estará neste momento o Fenerbahçe, que segundo avançou ontem a Imprensa turca, já terá mesmo apresentado uma proposta de 12 milhões de euros pelo internacional paraguaio, por quem Luís Filipe Vieira deseja receber 15 milhões. Esse é também o valor que o Vitesse ambiciona receber por Bony, que Fred Rutten aconselha mudar-se para Portugal antes de experimentar outros voos. "O Benfica é o clube certo para jogar antes de pensar no topo da Europa. Pode brilhar no Benfica e marcar muitos golos, mas ganhar também experiência no que diz respeito à luta por títulos e à participação nas provas europeias", expressa. "Ainda não está pronto para os grandes da Europa, precisa ainda de evoluir e ganhar maior bagagem tática, algo que pode fazer no Benfica", acrescenta.
Fred Rutten admite que Bony "pode jogar como segundo avançado", mas realça que "é como referência do ataque que se destaca". "É um jogador de área. É lá que se sente como um peixe na água. Por isso, tem dificuldades quando é obrigado a jogar fora dela", explica, realçando que "tem de ser bem servido pelos flancos". "Seja pelo relvado ou para o jogo aéreo", diz, destacando: "É impressionante a nível físico. Dificilmente perde um duelo com os defesas." E a finalizar elogia a mentalidade do avançado: "Não é preguiçoso, muito pelo contrário. Dá tudo nos jogos e nos treinos. E é bom rapaz, com boa cabeça. Está preparado para a pressão do Benfica."
