Os médios-defensivos são os elementos mais desejados pelos grandes europeus, assumem os "scouts" ouvidos por O JOGO
Corpo do artigo
Esta noite, enquanto os olhos dos adeptos estarão postos no resultado, os olhos dos grandes clubes europeus vão estar especialmente atentos a dois jogadores: Matic e William Carvalho. É essa a opinião dos especialistas em scouting consultados por O JOGO: Nemanja Filipovic, filho do antigo craque do Benfica, Zoran Filipovic, e consultor da empresa Football Market, e Victor Orta, o espanhol que lidera o departamento de scouting do Zenit.
"O Matic transfigurou-se completamente. Hoje, tem a Europa com os olhos postos nele. O seu porte físico e a técnica fora do vulgar para a posição que ocupa fazem dele um dos trincos mais desejados do futebol europeu. Qualquer clube gostaria de o ter no seu plantel", indicou ao nosso jornal Nemanja Filipovic. Sem querer adiantar um valor específico referente a uma possível transferência do sérvio, Filipovic acredita ainda assim que, "se o Javi García saiu por 20 milhões de euros para o Manchester City, o Matic terá de ir por um valor bem superior, pois entrou para o lugar do espanhol e mostrou que podia desempenhar a posição ainda melhor".
Victor Orta, por seu lado, manifestou-se absolutamente rendido a William Carvalho. "É o jogador-sensação do campeonato, e a chamada à Seleção hoje mesmo [ontem] é prova disso. É um tipo de médio-centro que podia encaixar perfeitamente em qualquer dos três principais campeonatos: inglês, italiano e espanhol. Tem um físico muito valoroso e trata muito bem a bola, é um jogador completo", elogiou o técnico do Zenit, prometendo assistir ao jogo desta noite: "Nunca perco estes dérbis."
Mas Benfica e Sporting não se resumem aos dois médios. Filipovic e Orta avançaram também os nomes de Montero e Markovic. "Já na MLS, o Montero fazia jogos muito bons e era seguido por muitos clubes, especialmente espanhóis e italianos. É um jogador distinto e tem tudo para singrar na Europa. O Sporting fez um grande negócio ao comprá-lo por um valor muito baixo, e de certeza que não sairá por menos de 15 milhões", realçou Filipovic. "Tem feito uma grande temporada e demonstrado que pode atuar a nível muito alto", acrescenta Orta.
Quanto a Markovic, é um talento "na lista de todos os grandes clubes mundiais há dois anos". "Os scouts já o conhecem de cor. Tem de mostrar este ano que tem valor para jogar num campeonato melhor", salientou Filipovic. Orta coloca-o ao lado de Djuricic e Matic como integrantes do "eixo sérvio do Benfica a quem todos vão estar atentos, especialmente equipas inglesas".