Supera vários "notáveis": com 14 golos em 13 jogos na primeira época de verde e branco, o avançado colombiano iguala Jordão e melhora os registos de jogadores históricos como Manuel Fernandes, Fernando Gomes e Yazalde, sendo apenas batido por Mário Jardel
Corpo do artigo
Em pouco mais de três meses, Fredy Montero não só conquistou os adeptos leoninos, como já tem lugar na história do Sporting. Com 14 golos em 13 jogos (entre I Liga e Taça de Portugal), o avançado colombiano está entre a elite dos goleadores leoninos das últimas quatro décadas. Ao bisar frente ao Paços de Ferreira, Montero igualou o registo de Jordão, antigo avançado que em 1977/78, na primeira época de leão ao peito, tal como Montero, teve um arranque de temporada semelhante.
Na primeira experiência no Velho Continente, o internacional colombiano supera mesmo muitos jogadores míticos do clube de Alvalade, cuja arte era igualmente atirar para o fundo da baliza contrária. Neste capítulo, Fredy Montero bate o carismático Manuel Fernandes (precisou de mais dois jogos para chegar aos mesmos 14 golos), Fernando Gomes, bibota de ouro que, só na segunda época de verde e branco, atingiu 14 golos em 15 desafios, além de superar Yazalde, primeiro jogador leonino a receber a Bota de Ouro, em 1974. Apenas Mário Jardel logrou melhor marca: necessitou de 11 jogos para ultrapassar os 14 golos em 2001/02, ano em que foi decisivo para a conquista do último título nacional dos leões.
Todavia, os números do dono da camisola 17 verde e branca impressionam e, por isso, é com naturalidade que já tem estatuto de ídolo em Alvalade, tendo o "perdão" dos adeptos por ter estado quatro jogos sem marcar, jejum quebrado com o bis que contribuiu para o triunfo gordo diante os castores que assegurou a liderança da I Liga.
Emprestado pelo Seattle Sounders e com opção de compra já acionada pelo Sporting, o contrato de Fredy Montero está blindado por uma cláusula de 60 milhões de euros e Leonardo Jardim conta com mais golos do colombiano que possam ajudar a manter os leões no topo do campeonato nacional.