Emprestando o lateral-direito ao Lyon, o Sporting corta 900 mil euros na folha salarial do plantel 2013/14.
Corpo do artigo
Miguel Lopes viajou ontem para França, onde irá representar o Olympique de Lyon, cedido por empréstimo do Sporting, contratação já oficializada pelos gauleses, porém, fez questão de sublinhar à partida de Lisboa, em declarações à Sport TV, o lateral-direito "nunca quis sair" do clube. O internacional português é claro e coloca o ónus da sua saída na necessidade de o clube cumprir o plano de reestruturação financeira e, consequentemente, reduzir os custos em termos salariais. Miguel Lopes auferia em Alvalade cerca de 900 mil euros anuais e 50% dos seus direitos económicos permanecem no Sporting por mais cinco temporadas, sendo que o restante está na posse do FC Porto. O Lyon tem opção de compra do passe por 10 milhões de euros.
Foi a melhor solução para a sua carreira, defende Miguel Lopes. "Vai ser bom, vou para um clube que joga a Liga dos Campeões, atua num campeonato muito competitivo, é uma experiência nova. Isto implica ajudar o Sporting na reestruturação financeira. Que fique bem claro que nunca quis sair, mas, como sportinguista, tenho de ajudar o clube. Tenho poucos jogos na Liga dos Campeões, o meu objetivo é jogar o máximo possível no Lyon para conseguir voltar à Seleção Nacional", defendeu, deixando nota de que a saída de outros jogadores do clube é desejada se isso for benéfico em termos financeiros, nomeadamente no caso de Rui Patrício: "Tanto o presidente [Bruno de Carvalho], o diretor desportivo [Augusto Inácio] como o treinador [Leonardo Jardim] vão fazer os possíveis para ajudar o Sporting a melhorar. Se a minha saída, do Rui Patrício e de mais alguns jogadores for melhor para o Sporting estar bem no seu processo de reestruturação financeira, então só têm de estudar as propostas e sair."
Leonardo Jardim, o novo treinador leonino, é elogiado pelo lateral, que enaltece a sua ambição e vontade de vencer, entre considerações de esperança num bom trabalho e respetiva classificação na época que aí vem. "Sinceramente, como sportinguista, espero que o campeonato corra bem. O Sporting tem um grande grupo de trabalho, muita vontade de ganhar e ambição, sendo certo que isso vai ser implementado pelo mister Leonardo Jardim. Só desejo o melhor para o Sporting e que, no final da época, esteja num lugar merecido", atirou, rematando: "Leonardo Jardim é um treinador com muita ambição, muito crer, muita vontade de ganhar e penso que vai trazer esse espírito para o Sporting."