Chelsea quer sérvio de volta - Médio do Benfica é o preferido do treinador português e Roman Abramovich poderá pagar 30 milhões de euros para recuperá-lo. Para isso, precisa de vender... David Luiz
Corpo do artigo
Nemanja Matic é o homem que José Mourinho quer no Chelsea já a partir da próxima época. O treinador português já avisou os responsáveis do clube londrino que o jogador do Benfica é a primeira opção para o reforço do meio-campo defensivo, um dos sectores que pretende reforçar neste regresso aos blues, noticia a edição de hoje do semanário inglês "The Sunday Times".
Para contratar Matic, o Chelsea poderá ser obrigado a pagar ao Benfica cerca de 30 milhões de euros, valor estabelecido por Luís Filipe Vieira para começar a ouvir propostas pelo número 21. Um número que Roman Abramovich pretende baixar, até porque Matic foi cedido ao Benfica no âmbito do negócio de David Luiz: em janeiro de 2011, os ingleses pagaram 25 milhões de euros pelo central e cederam o passe do sérvio, na altura avaliado em cinco milhões de euros. Contratá-lo agora, dois anos e meio depois, por um valor seis vezes superior será sempre visto como má gestão.
A maior ironia neste interesse do Chelsea em Matic é que, mais uma vez, o médio sérvio pode estar dependente do central brasileiro. É que os blues pretendem transferir o internacional canarinho, de forma a terem dinheiro fresco para remodelar o plantel: além de um médio-defensivo, Mourinho quer também um central que seja líder incontestado da defesa e um ponta de lança. Com o interesse do Barcelona em David Luiz a aumentar, o Chelsea acredita que pode encaixar cerca de 40 milhões de euros neste negócio, uma verba que seria importante para atacar os três alvos prioritários no mercado.
Matic foi contratado em 2009 pelo Chelsea, que pagou 1,6 milhões de euros aos eslovacos do Kosice. Pelos blues, fez apenas um jogo na Taça e mais dois na liga inglesa, acabando por ser emprestado aos holandeses do Vitesse em 2010/11. Foi a meio desse período de empréstimo que se tornou jogador do Benfica, quando David Luiz se mudou para Londres. Explodiu no onze titular esta temporada, após a saída de Javi García, o que obrigou o Benfica a renovar-lhe o contrato até 2018, fixando-lhe a cláusula de rescisão em 50 milhões de euros.
O negócio entre Chelsea e Benfica por Matic pode avançar dentro de poucas semanas, até porque José Mourinho deverá oficializar nos próximos dias a ligação aos blues, emblema ao qual ficará ligado durante pelo menos quatro temporadas.