Jovem lateral já conhece a vontade do FC Porto em esticar a atual ligação quando atingir os 18 anos
Corpo do artigo
Galardoado com o Prémio Revelação na última gala dos Dragões de Ouro, realizada em setembro, Martim Fernandes é um dos jovens jogadores com quem o FC Porto pretende renovar contrato em 2024. O JOGO sabe que o lateral direito já foi informado desse desejo dos responsáveis azuis e brancos, que olham para o atleta de 17 anos como uma das maiores promessas saídas da “incubadora” do Olival nos últimos anos.
O vínculo atual termina em junho do próximo ano por imposição dos regulamentos da FIFA - os menores de idade só podem assinar por um período máximo de três épocas -, mas, como também avançamos em meados de outubro, no momento da passagem deste acordo para o papel ficou apalavrada a opção de o prolongar por mais duas temporadas (2026) quando o internacional sub-19 completar 18 anos. E esse momento chega já em janeiro (dia 18).
A vontade do FC Porto é consequência natural do desenvolvimento de Martim Fernandes, que chegou ao nível da equipa B numa idade ainda precoce. O defesa leva nove jogos na II Liga esta temporada, aos quais juntou mais cinco na Youth League, e despertou a atenção de Sérgio Conceição, ao ponto de o treinador lhe ter proporcionado a estreia no patamar mais alto do clube. O sonho do valonguense foi concretizado em outubro, no arranque da participação dos dragões nesta edição da Taça de Portugal, em Chaves, com o Vilar de Perdizes. Martim alinhou os últimos 17 minutos e conquistou o direito de ser chamado noutras ocasiões.
Esta semana, voltou a treinar com os “graúdos”, antes da receção ao Leixões, mas acabou por não integrar a convocatória feita por Sérgio Conceição, pelo que terá de aguardar por uma nova oportunidade. O que, dada a sua idade, seguramente chegará.
A exposição mediática, sobretudo na Youth League, tem despertado ainda mais o interesse de alguns tubarões em Martim Fernandes, mas, por enquanto, a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros vai impondo respeito. No futuro, porém, o objetivo também passará por aumentá-la um pouco mais.