Oito golos e 53 jogos com a camisola do FC Porto depois, o central salta dos sub-21 para a equipa principal francesa, que vai defrontar o Uruguai e o Brasil, em jogos particulares. Jogador agradeceu aos dragões...
Corpo do artigo
Finalmente. Depois de algumas pré-convocatórias para jogos anteriores, Mangala viu ontem concretizado o sonho de ser chamado à seleção principal gaulesa. O jovem internacional sub-21 foi incluído na lista para os particulares com o Uruguai (5 de junho) e o Brasil (9 de junho), tendo Didier Deschamps justificado a opção como "um olhar para o futuro", convocando um jogador "com um potencial muito interessante". As exibições no FC Porto, onde é indiscutível na defesa, convenceram o selecionador gaulês, que elegeu o portista para render o central do Real Madrid, Varane, que está lesionado.
Mangala chegou ao FC Porto no verão de 2011 a troco de 6,5 milhões de euros. Um investimento alto da SAD que esta época tem sido bem rentabilizado. O central leva 39 jogos - alguns dos quais como lateral-esquerdo, polivalência que Deschamps também realçou - e sete golos marcados. Só Jackson, James e Lucho têm melhor faturação. Mas mais do que os golos, tem sido a regularidade das exibições e confiança que transmite aos companheiros que têm chamado à atenção dos responsáveis do seu país. "É bastante regular, com poucas falhas. Tem dimensão para estar em qualquer clube de nível mundial. Com um treinador que puxe por ele, é um jogador de grande dimensão", disse a O JOGO Raymond Domenech, antigo selecionador francês, após o clássico com o Benfica.
Ontem, na conferência de Imprensa, Didier Deschamps justificou a aposta no portista. "Ele não está exposto? Sim, mas nós acompanhamos o campeonato português. O FC Porto é um clube que joga pelo título e está na Liga dos Campeões todos os anos. O Mangala tem feito parte da seleção de esperanças, tem um potencial muito interessante para alto nível, assim como o Guilavogui [médio-defensivo do Saint-Étienne, também ele convocado pela primeira vez]. Como já fiz noutras ocasiões, tenho a oportunidade de projetar o futuro. Alguns fizeram parte da lista dos sub-20, chamados pelo Pierre Mankowski. E isto é um Mundial que estamos a preparar, não são jogos quaisquer. Se não fosse o Mundial, outros teriam sido chamados", explicou, dando ainda mais valor à inclusão do central do FC Porto.
As reações nas redes sociais à convocatória foram-se sucedendo a grande ritmo ao longo do dia. Aliás, foi através do Twitter que o central se pronunciou sobre o sonho que agora vê concretizado. "16 de maio de 2013: O dia em que a luz azul apareceu... Que orgulho! Que honra! Que responsabilidade... Obrigado Porto", escreveu. Defour, que o acompanhou do Standard de Liège para o Dragão, não demorou muito a dar-lhe os parabéns. "Felicitações Mangala por chegares à tua seleção". O central vai, por isso, entrar mais tarde de férias e não se deve importar nada com isso.
