Perto de agarrar lugar. Cumpriu um programa específico de treino durante as férias e luta contra o estatuto de transferível
Corpo do artigo
Zakaria Labyad está a fazer tudo para conquistar o treinador Leonardo Jardim pela determinação e qualidade que tem evidenciado na pré-temporada, ao ponto de, em Alvalade, sabe O JOGO, sem soluções à vista para o seu futuro imediato - precisamente por ser um dos jogadores com vencimento mais elevado, já que vai auferir cerca de dois milhões de euros brutos -, se admitir a hipótese de continuidade do médio-ofensivo no plantel, de modo a tentar valorizar e rentabilizar um ativo que tem vínculo laboral até julho de 2017. É que a posição da SAD, por base, é a de transferir o internacional marroquino de 20 anos; este, porém, entende que a temporada que aí vem é a da sua afirmação, sobretudo por sentir que teve o descanso necessário para se apresentar ao trabalho nas melhores condições, isto comparando com a estação anterior, em que entende terem sido as três mudanças de equipa técnica e metodologias de treino prejudiciais para a sua evolução. Labyad, recorde-se, no ano transato praticamente não teve férias, dado que esteve presente no Torneio de Toulon e, posteriormente, nos Jogos Olímpicos, tendo chegado ao Sporting, no primeiro ano de clube, um mês depois do início dos trabalhos de pré-época. Para evitar novo atraso na preparação, Labyad recorreu a um preparador-físico da seleção marroquina que lhe traçou um programa de treino específico, de modo a apresentar índices físicos mais próximos dos desejados. O descanso também ajudou e a verdade é que a sua postura competitiva está a ser bem acolhida pelo técnico dos leões, que constatou a disponibilidade física para as tarefas solicitadas no particular com o Tourizense, na Mealhada, no passado fim de semana.
A SAD, a par do treinador Leonardo Jardim, sabe que, por um lado, é vital não desvalorizar um ativo como Labyad; por outro, que as dificuldades em encontrar soluções no mercado de transferência têm sido várias, graças ao salário elevado do jogador. Este mantém o desejo de se afirmar com a camisola leonina, apesar de saber que o seu estatuto é o de transferível - situação quer quer inverter.