O mexicano marca menos que Jonas e Mitroglou, mas tem sido mais salvador nos maiores apertos, sendo o jogo com o Braga o último exemplo disso
Corpo do artigo
Quando o Benfica está aflito e precisa de um golo que valha um empate ou uma vitória, há um jogador do plantel de Rui Vitória que tem dado mais vezes um passo em frente para salvar o dia: Jiménez. Frente ao Braga, na meia-final da Taça da Liga, voltou a ser o mexicano quem, pela quinta vez nesta temporada, apareceu para selar o resultado final com um golo determinante, o seu 11.º na presente temporada. Longe do brilho de Jonas (34 golos oficiais) e de Mitroglou (22), Jiménez compensa isso sendo o jogador do plantel benfiquista que mais vezes foi o bombeiro que evitou desgraças no marcador.
O critério aqui utilizado cinge-se apenas aos jogos nos quais os encarnados venceram pela margem mínima ou tenham estado em desvantagem, mas um último golo tenha valido, pelo menos, o empate. Contas feitas, foram 19 os casos dentro destas balizas e Jiménez é o herói que mais se destaca, ele que, por sinal e apesar de ter participado em 42 jogos, foi suplente utilizado em 27 vezes, sendo titular em apenas 15 ocasiões.
Antes deste jogo com os minhotos, que abriu a porta da final da Taça da Liga aos encarnados, Jiménez fora salvador em Vila do Conde, desbloqueando aos 73" o nulo com um golo que valeu três pontos às águias na luta pelo título de campeã; igual papel já o camisola 9 representara duas jornadas antes, na 29.ª, em Coimbra: saltando do banco, fez o 2-1 que impediu o Benfica de ser ultrapassado pelo Sporting. Refira-se que, numa fase mais prematura da época, o internacional mexicano já deixara marca com o golo que valeu o triunfo por 1-0 frente ao Nacional (Taça da Liga) e o bis em Astana, que valeu o empate (2-2). No critério aqui traçado, analisando apenas triunfos por diferenças mínimas, Jonas fez três golos importantíssimos que mudaram empates para vitórias (Moreirense, 3-2, Zenit na Luz 1-0 e Bessa, 1-0) e Mitroglou fê-lo uma vez, em Alvalade, para a Liga (1-0). O que em nada desvaloriza o peso destes avançados em muitos pontos ganhos e goleadas somadas.