Treinador cansou-se dos falhanços de Artur em momentos decisivos e já conversou com o guarda-redes sobre a possibilidade de voltar ao clube, mas agora para ser titular
Corpo do artigo
Jorge Jesus já escolheu o seu titular para a próxima época, e não será Artur: é Eduardo o eleito. Agastado com os falhanços consecutivos do guardião brasileiro nos momentos que decidiram a época 2012/13 - os dois jogos com o FC Porto, os empates com o Nacional, na Choupana (2-2), e em casa com o Estoril (1-1), e a derrota na final da Taça, frente ao Vitória de Guimarães -, o técnico encarnado definiu como prioritária a contratação do internacional português e, segundo O JOGO apurou, a notícia foi dada ao guarda-redes pelo próprio Jesus, num encontro entre ambos que ocorreu em Fátima nos últimos dias.
O cenário é semelhante ao que teve lugar há dois anos. Então, Jorge Jesus convenceu Eduardo ao prometer-lhe a titularidade da baliza encarnada, algo que acabou por se verificar apenas nas Taças nacionais - no campeonato e na Liga dos Campeões, o dono das redes foi sempre Artur. Agora, todavia, a situação mudou: Jesus perdeu a paciência com o brasileiro e pretende de facto entregar a baliza a um guarda-redes que considera muito bom, já desde a época 2008/09, quando o orientou no Braga. Nesse ano, Eduardo cumpriu 44 dos 45 jogos dos minhotos - só não alinhou na segunda jornada da Taça da Liga - e foi um dos pilares da equipa que Jesus levou ao quinto lugar da Liga e aos oitavos de final da então Taça UEFA.
Apesar de ainda ter mais um ano de contrato com o Génova, O JOGO sabe que o clube italiano está disposto a libertar Eduardo a custo zero (liberta-se também dos seus ordenados), depois de o guardião luso ter cumprido apenas uma temporada ao serviço do clube: contratado em 2010/11, quando foi titular indiscutível (37 jogos na Serie A), acabou por ser emprestado ao Benfica em 2011/12 e aos turcos do Istambul BB na época agora finda, não evitando a despromoção.
Além dos encarnados, também o Sporting e o Braga já manifestaram interesse em contar com os préstimos do internacional português. As propostas, todavia, não foram ao encontro do pretendido por Eduardo: os leões ofereciam-lhe um contrato de 200 mil euros anuais (20 mil mensais), enquanto o Braga propunha 750 mil euros por três anos de contrato (250 mil euros em cada um). Eduardo aufere atualmente 750 mil no Génova, valor mais próximo do que deverá vir receber na Luz, caso aceite o convite de Jorge Jesus. O grande concorrente dos encarnados, contudo, é o campeão grego Olympiacos, que procura uma alternativa ao veteraníssimo Roy Carroll (35 anos). Curiosamente, esta noite, Eduardo estará no Estádio da Luz a representar a Seleção Nacional bo jogo contra a Rússia, de apuramento para o Mundial.
