Supera registos em metade dos jogos: o Sporting já acumula os mesmos 14 triunfos registados ao longo de toda a época transata, e já marcou mais golos em 21 jogos do que nos 42 da passada campanha
Corpo do artigo
A vitória do Sporting sobre o Penafiel não permitiu aos leões a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga, mas proporcionou a Leonardo Jardim mais um registo significativo, que explica a tranquilidade do técnico, mesmo perante a eliminação numa prova que ambicionava conquistar. É que, com apenas 21 jogos disputados em 2013/14, exatamente metade dos 42 disputados em 2012/13, a formação verde e branca já soma 14 triunfos, tantos quantos alcançou em toda a passada campanha. Jardim tem, pois, razões para ficar satisfeito com o seu desempenho e a produção da equipa, já que, com contenção de recursos, duplicou a eficácia desportiva do Sporting.
É certo que os leões vêm da pior temporada da sua história, mas poucos esperariam que, numa fase de profunda contração orçamental, no âmbito da reestruturação financeira operada pela nova Direção, com Bruno de Carvalho ao leme, a recuperação desportiva fosse possível a tão curto prazo.
E a evolução do leão é clara em todos os parâmetros, como se percebe, também, pela eficácia ofensiva. O novo Sporting, mais barato e de novo mais próximo da formação, é, agora, uma máquina ofensiva a ter em conta. Para além de ostentar o melhor ataque da I Liga, a equipa verde e branca também teve aproveitamento nas outras competições, somando, em metade dos jogos disputados na época passada, mais golos do que em toda a temporada de 2012/13. Nos já referidos 21 encontros, os leões somaram 52 golos, superando já a marca obtida no ano anterior: 51 golos em 42 partidas disputadas.
Compreende-se, portanto, que, apesar da eliminação da Taça de Portugal em circunstâncias especiais - caíram, no prolongamento, diante do Benfica, no Estádio da Luz, num dérbi que motivou muitos protestos relativamente à atuação da equipa de arbitragem, cujos erros foram reconhecidos pelo órgão que tutela a atividade - e da Taça da Liga - com os mesmos pontos do FC Porto e com nova controvérsia, em virtude de não terem sido respeitados os horários estipulados para o início dos encontros da terceira jornada da fase de grupos - , Leonardo Jardim continue a encarar com enorme confiança o que resta de competição, mesmo se está agora reduzido à ambição de alcançar, através da classificação no campeonato, um lugar de acesso à Liga dos Campeões de 2014/15.
À 16ª jornada, o Sporting é segundo classificado na I Liga, com menos dois pontos que o líder, Benfica, e mais um que o FC Porto, estando, também, próximo de igualar o total acumulado em toda a época passada: tem 37 pontos conquistados, menos cinco, apenas, daqueles com que terminou 2012/13.