Antero Henrique garantiu a O JOGO que as insistentes notícias a apontar o guarda-redes ao Vasco da Gama não têm fundamento. E afastou de vez o número 1 do mercado...
Corpo do artigo
Intransferível. O FC Porto não está em conversações com o Vasco da Gama nem com qualquer outro clube para a saída de Helton, jogador considerado fundamental para o ataque ao tetracampeonato. Antero Henrique, diretor-geral dos dragões, esclareceu que a nova vaga de notícias que, no Brasil, apontava o guarda-redes ao clube carioca carece de fundamento, desde logo porque a SAD não está minimamente recetiva a ser sequer confrontada com o assunto. O recorrente tema do regresso de Helton ao Vasco (de onde saiu em 2002) já parecera enterrado em finais de abril, quando o próprio internacional canarinho declinou as abordagens feitas por Roberto Dinamite, presidente do emblema do São Januário, e que nos últimos dias voltou a comentar, publicamente, o interesse no guarda-redes de 35 anos.
Também publicamente, Antero Henrique decidiu colocar um ponto final num tema que estava a virar novela. "O noticiado interesse do Vasco não é para levar a sério. São fait-divers do futebol que alimentam pseudonotícias", catalogou, garantindo a O JOGO que o camisola 1 tem um rótulo a condizer: "Helton é inegociável." A tomada de posição da SAD pretende pôr termo a um assunto que não merecerá qualquer discussão até final da temporada, altura em que termina o vínculo do brasileiro e se poderá relançar o debate em torno de um regresso que Helton também nunca descartou completamente.
A questão, porém, é que esse é um cenário impossível de concretizar no imediato, isto apesar de o Vasco da Gama contribuir para a especulação. "O Vasco tem interesse em trazer o Helton. Por enquanto, é só interesse. Foi-me pedido que fosse uma coisa reservada do clube. Há coisas que eu posso falar, há coisas que não. O Helton interessaria, mas agora não existe nada", disse Roberto Dinamite no início da semana, alimentando, pelo menos, o rumor.
Rumor que agora Antero Henrique deita por terra, garantindo a O JOGO que Helton está firme no Dragão e vai completar a sua nona temporada no clube. Aliás, o guarda-redes, que é também um dos capitães, "arrisca-se" a chegar esta época aos 300 jogos de azul e branco, cimentando assim a sua presença entre o top de estrangeiros que mais vezes vestiram a camisola do FC Porto.