Jorge Jesus gostaria de contar com o internacional francês do Saint-Étienne para já, mas a SAD está mais inclinada a avançar apenas se o sérvio for vendido
Corpo do artigo
Josuha Guilavogui, médio-defensivo do Saint-Étienne, 22 anos, é o preferido do Benfica para o lugar de Matic, apurou O JOGO. Inclusivamente, Jorge Jesus até gostaria que a contratação avançasse de imediato, independentemente da saída de Matic, pois o técnico gostaria de contar com uma alternativa de peso ao camisola 21 e vê em Guilavogui o perfil para se assumir com tal.
No entanto, sabe O JOGO, Luís Filipe Vieira e seus pares estão neste momento mais inclinados apenas a lançar um ataque em definitivo ao possante médio (1,87 m/78 kg) no caso de se ver concretizada a transferência de Matic, um dos jogadores mais desejados do plantel encarnado.
Até agora, o emblema da Luz apenas encetou contactos exploratórios no sentido de tentar saber as condições em que será possível garantir os serviços do jogador, mas Jorge Jesus já conhece bem o médio-defensivo e na Luz há vários relatórios muito positivos sobre o francês, que o técnico colocou à cabeça da lista de potenciais reforços para o meio-campo. O "problema" é que Guilavogui dificilmente custará menos de seis milhões de euros e, numa altura em que o próprio Luís Filipe Vieira já reconheceu as dificuldades impostas pela crise, o Benfica não quer avançar para um investimento alto sem que haja uma necessidade real do plantel. É que, ficando o sérvio, a SAD não considera essencial investir tanto numa alternativa, até porque o "homem-aranha" dá garantias de titularidade a bom nível em várias dezenas de encontros. Para além disso, André Almeida também já ali alinhou sem comprometer em várias ocasiões e há ainda Rúben Amorim, regressado de empréstimo ao Braga e também já testado na posição 6 na pré-temporada.
Guilavogui seria, no entanto, um substituto mais natural para Matic, mais que não seja por ser essa a sua posição de origem. O internacional gaulês também pode atuar um pouco mais adiantado (como médio-centro, na posição 8), por também ser dotado de boa técnica individual. Na última época, o camisola 19 do Saint-Étienne cumpriu nada mais, nada menos, do que 45 jogos pela formação da Ligue 1, sendo 33 destes na condição de titular. Sempre que vê oportunidade para tal, Guilavogui - um dos capitães de equipa do Saint-Étienne na última época - também gosta de se chegar à frente para tentar a sua sorte e na última campanha ainda festejou cinco golos: três no campeonato e dois na Taça de França. Por isso, estreou-se na equipa principal dos bleus em junho último, quando defrontou Uruguai e Brasil.