Cerco inglês ao central leonino não pára e Manchester City já está a posicionar-se para garantir prioridade no verão
Corpo do artigo
O Manchester City não larga Ousamane Diomande e, de acordo com alguma imprensa inglesa, vai tentar levar o jogador no próximo verão. Essas publicações falam ainda das características do jogador e do bom impacto que estas têm causado em Pep Guardiola. Ou seja, o treinador do clube onde atuam Bernardo Silva e Rúben Dias aprecia sobremaneira as qualidades do central leonino, que custou ao Sporting, inicialmente, 7,5 milhões de euros. Além do City, também Arsenal, Chelsea e Newcastle estão de olho no defesa nascido na Costa do Marfim.
Treinador espanhol gosta das características do costa-marfinense, mas para adquiri-lo o Manchester City terá de abrir os cordões à bolsa, pois Frederico Varandas não vai facilitar: são 80 milhões.
Recentemente, depois de ter cumprido 30 jogos (contra o Gil Vicente), Diomande ficou mais caro ao Sporting. Aos 7,5 milhões iniciais, os leões pagaram ao Midtjylland mais 1,66 milhões de euros, valor que entretanto pode subir até a um total de 5 milhões de euros, caso o jogador cumpra 90 jogos com camisola leonina, disputando, pelo menos, 45 minutos em cada um deles. No total, o camisola 26 pode custar 12,5 milhões de euros.
Diomande tem contrato com o Sporting até 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, valor que Frederico Varandas quer rever dado o interesse de vários clubes poderosos, sobretudo de Inglaterra. Diomande já é considerado um dos jogadores mais valiosos da liga, sendo praticamente um dado adquirido que no máximo até ao próximo verão estará de malas aviadas para outras paragens.
Além dos 7,5 iniciais, está contratualizado que os leões pagam ao Midtjylland mais 5 milhões se Diomande efetuar 90 partidas
De resto, já em janeiro, o jogador de 20 anos vai estar integrado na seleção da Costa do Marfim para disputar a Taça das Nações Africanas. Este é mais um dos problemas que Rúben Amorim vai ter de enfrentar durante essa fase da temporada, pois, além do central, também Geny Catamo e Morita, este noutra competição, estarão ausentes durante um mês. Entretanto, Amorim já disse que a equipa terá de ser reforçada a pensar no futuro e não no imediato.
Em Guimarães com Inácio e Reis
No sábado, o Sporting defronta o Vitória de Guimarães, numa das partidas mais importantes da jornada. Para este jogo, Rúben Amorim não poderá contar com Coates, castigado, e St. Juste, lesionado.
O capitão dos leões viu o quinto cartão amarelo diante dos gilistas e o central neerlandês voltou a lesionar-se - entorse no tornozelo esquerdo. Aliás, St. Juste não deverá jogar mais este ano, estando até em risco para o clássico contra o FC Porto.
Desta forma, em Guimarães, os leões vão jogar com Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis na defesa.