Mais uma alternativa a William. Acautelando o rombo que uma eventual transferência do titular pode provocar no plantel já no verão, os gestores do futebol do Sporting seguem com atenção os desempenhos do trinco do Estoril que no último defeso esteve para ser leão. O preço mantém-se: 500 mil euros
Corpo do artigo
Cientes da cobiça que as exibições de William Carvalho têm suscitado no mercado e conhecedores das movimentações de diferentes clubes europeus de topo - e com arcaboiço financeiro, como é o caso do Manchester United, que tomou a dianteira nesta corrida - em torno de um dos mais recentes internacionais A portugueses, os gestores do futebol do Sporting tratam de fazer o trabalho de casa e, precavendo uma eventual transferência no próximo defeso, vão acompanhando e sinalizando potenciais reforços para a posição. Gonçalo Santos, trinco do Estoril cuja aquisição, sabe O JOGO, chegou a ser ponderada pelos verdes e brancos no passado verão, é um dos nomes que estão na agenda para 2014/15, a par de Fernando Alexandre, da Académica, hipótese revelada por este jornal na edição do último sábado.
Continuando a guiar-se pelo princípio de deteção de qualidade a baixo custo no mercado português - foi esse padrão, lembre-se, que conduziu à compra do passe de Heldon em janeiro e, em simultâneo, à reserva do também maritimista Sami, em fim de contrato, para junho -, o Sporting segue a par e passo os desempenhos de Gonçalo Santos e Fernando Alexandre, mas também olha para estes alvos de forma diferenciada. Quer isto dizer que não é de excluir a aquisição de ambos desde que William seja transferido e que Rinaudo também saia em definitivo, por um montante na casa dos cinco milhões de euros.
Do ponto de vista técnico-tático, os leões entendem que o trinco do Estoril reúne uma série de argumentos que lhe permitiriam ter um impacto imediato no melhor onze de Leonardo Jardim, também ele um apreciador das qualidades do português de 27 anos. Já no plano financeiro, Fernando Alexandre, cujo vínculo à Académica termina em junho, poderá chegar livre, a preço muito reduzido - prémio de assinatura -, configurando por isso uma oportunidade de negócio.
Ligado ao Estoril até 2015, Gonçalo Santos tem, no entanto, o preço do seu passe fixado desde o verão do ano passado: 500 mil euros. O valor da cláusula de rescisão é superior, situa-se nos 800 mil euros, mas, uma vez que o jogador detém 30 por cento dos seus direitos económicos, ficou estabelecido entre as duas partes que qualquer negócio poderá acontecer por meio milhão de euros. E o Sporting, apurou O JOGO, está informado de todos esses detalhes, até porque, nas conversações mantidas com o presidente da SAD do Estoril, Tiago Ribeiro, aquando da contratação do lateral-esquerdo Jefferson, chegou a ser aflorada a possibilidade de Gonçalo Santos também se mudar logo para Alvalade. Este cenário, note-se, foi assunto pouco tempo antes de se iniciar a pré-temporada leonina e de... William Carvalho pegar de estaca no meio-campo, surpreendendo os observadores e levando o treinador a confiar cegamente na sua competência. Tanto assim foi que Rinaudo, cogitado como titularíssimo, pouco ou nada jogou no primeiro semestre da época e teve mesmo de pedir para sair - foi emprestado ao Catânia em janeiro.