Com 47 golos marcados na Luz nesta época, o Benfica precisa de apenas um para igualar o melhor registo de Jesus e três para bater uma nota alcançada duas vezes pelo sueco
Corpo do artigo
Com dois jogos para disputar em casa até final do campeonato, o Benfica de Rui Vitória aponta já hoje a igualar o melhor registo da era Jorge Jesus no que a golos caseiros na Liga diz respeito. Aos 47 tentos atuais, basta acrescentar mais um para chegar ao melhor marco do agora técnico leonino enquanto esteve de águia ao peito (48, na última época), mas é já de olho na anterior melhor marca, alcançada por duas vezes com Sven-Goran Eriksson ao leme da equipa (1982/83 e 1983/94), que Jonas, Mitroglou e Jiménez afinam a pontaria.
Nas referidas temporadas, o técnico sueco terminou a Liga com 49 golos na condição de visitado, um valor que as águias até poderão ultrapassar já hoje, bastando para isso reeditar o desfecho alcançado na última época frente ao Vitória de Guimarães: 3-0, na altura com festejos de... Jonas, Ola John e Gaitán. Grande quota-parte nestas caminhadas de Eriksson teve Nené, que faturou 21 golos em cada uma das referidas épocas. Agora, os oito de Mitroglou na Luz para o campeonato, somados aos 18 de Jonas e ainda aos três de Jiménez, representam na prática quase 62 por cento (61,7) do total de tiros certeiros das águias nesta condição - ampliada a conta para os totais na Liga, o peso sobe para quase 68 por cento (67,8), com 31 golos do brasileiro, 19 do grego e 5 do mexicano.
E se, à partida, até poderá parecer exagerado para algumas previsões uma vitória hoje por 3-0 sobre os vimaranenses, os números não só mostram que esse foi o resultado na última época, como historicamente a média de golos da águia frente aos agora comandados de Sérgio Conceição ronda os três festejos por jogo (2,86, mais concretamente. Na era Jesus, o Benfica venceu sempre o V. Guimarães em casa para o campeonato, sendo ainda preciso dizer que o recorde de mais golos marcados na Luz para a Liga está nos 66 feitos na época 1972/73.