O ex-líder nunca referiu Bruno de Carvalho nem desmentiu os números em causa. Último relatório apresenta valores em bruto, algo que não tem sido normal nas SAD
Corpo do artigo
A interpretação diferente dos negócios que envolveram contratações de jogadores como Labyad, Elias ou Rojo esteve na origem da discrepância de valores apresentados nos relatórios e contas de 2011/12 e 2012/13, este último divulgado na passada sexta-feira. Por isso, Godinho Lopes fez questão de ontem contra-atacar com uma reação enérgica, mas que nunca refere Bruno de Carvalho nem desmente os valores inflacionados na versão apresentada pelo seu sucessor. Em comunicado, o ex-presidente insurgiu-se com o que considera serem "inverdades, mentiras e manifestas faltas de objetividade" que surgiram no seguimento da divulgação dos resultados do último exercício da SAD, na passada sexta-feira.
"No dia 26 de março de 2013, véspera da tomada de posse do atuais órgãos sociais, recebi o atual presidente do Sporting. (...) Nessa reunião, para além de informação referente a várias áreas do clube, facultei informação relativa a todos os jogadores, onde é clara e indesmentível cada rubrica indicada: valor da transferência e todos os custos relativos à mesma (clube, mecanismo de solidariedade, scouting, comissões, percentagem do passe do clube); valor das vendas, parcerias e respetivos montantes e percentagens", explica Godinho.
Nesse sentido, o ex-presidente concretiza: "Toda a análise que possa ser feita hoje e a interpretação das informações prestadas não podem, nem devem, nunca invocar que houve falta de informação ou transmissão incorreta."
O comunicado do antecessor de Bruno de Carvalho surge no seguimento das reações à divulgação do relatório e contas de 2012/13, em que se verifica uma disparidade nos valores previamente anunciados nas contratações de jogadores como Viola, Labyad, Elias ou Rojo (ver mais informação nesta página), que surgem agora inflacionados face ao declarado pelo elenco de Godinho Lopes. Ao que O JOGO apurou, a discrepância fica a dever-se à interpretação diferente do valor global dos negócios: ao contrário do que é norma nas SAD nacionais, que apenas contabilizavam a verba acertada com o clube anterior para a transferência, neste relatório e contas foram englobados todos os custos relativos ao negócio, como comissões e mecanismos de solidariedade. Godinho Lopes alegou ainda não entrar "em detalhes" por não ser seu propósito "trazer para a praça pública informação que apenas pertence ao Sporting".