Os dirigentes russos aceitaram a contraproposta de El Negro e já negoceiam com o Benfica, que tenta prendê-lo até ao jogo com o Sporting, no dia 9. O internacional português Neto pode ser envolvido na transação e chegar na próxima temporada à Luz
Corpo do artigo
Um raide de última hora levado a cabo pelo Zenit deixou a SAD encarnada em ebulição: o emblema russo decidiu aceder às condições anteriormente propostas por Garay e chegou a acordo com o jogador, apurou O JOGO. De pronto, o clube de São Petersburgo partiu para tentar fechar também com o emblema da Luz, mas à hora de fecho desta edição ainda não existia fumo branco, até porque estas são conversações revestidas de grande complexidade. Recorde-se que o prazo limite para inscrever jogadores na Rússia é no fim deste mês.
Tal como O JOGO anunciou oportunamente, o clube de Leste já tinha chegado a uma plataforma de entendimento com Luís Filipe Vieira há largos dias. Na altura, porém, o entrave era o acordo com o próprio defesa-central, muito renitente em mudar-se para um campeonato menos competitivo, ainda para mais em vésperas do Mundial'2014, onde quer agarrar a titularidade. El Negro declinou a primeira oferta do Zenit e colocou números superiores em cima da mesa, aos quais os russos nunca responderam... até ontem. O silêncio dos responsáveis do endinheirado clube fazia prever que a investida teria ficado por aí e a posterior troca de correio eletrónico também deixava claro que a agulha estava então apontada ao final da época. No entanto, os dirigentes do clube de Danny, Witsel, Hulk e companhia acabaram por anuir às exigências do internacional argentino, chegando rapidamente a entendimento com o jogador.
O enredo torna-se mais denso apenas na negociação entre os clubes. É que, tal como o nosso jornal havia adiantado, o Benfica havia chegado a um acordo verbal com o Zenit no sentido de, a haver negócio, tal acontecer, no limite, até ontem. A ideia seria possibilitar ainda às águias inscrever um substituto direto, que tudo indica seria Neto - a rumar em sentido inverso para baixar o valor a pagar em dinheiro pelos russos. Agora, o cenário deu uma verdadeira cambalhota e, de rompante, não só passou a ser o jogador a ter acordo com os russos, como a SAD já não conseguiu colmatar diretamente a saída. No entanto, o central português poderá na mesma encaminhar-se para a Luz, mas apenas no final da época.
Apesar disso, sabe O JOGO, as conversações estão bem encaminhadas, estando ainda a sociedade anónima benfiquista empenhada em garantir que Garay só deixa a Luz depois de disputar o dérbi com o Sporting, dia 9 de fevereiro. Uma situação que, à partida, é aceitável por parte do Zenit, uma vez que o defesa só estará elegível para alinhar sob o comandado de Luciano Spalletti na partida calendarizada para 8 de março (20ª jornada), ante o Tomsk. O campeonato russo está neste momento parado e, apesar de antes do retorno desta prova ainda haver espaço para um jogo da Champions, contra o Borússia de Dortmund, Garay não poderá ser inscrito, pois já alinhou pelo Benfica nesta competição.
De resto, ainda ontem à tarde a própria esposa de El Negro, Tamara Gorro, levantou o véu de toda a negociação com o Zenit, ao publicar na sua conta do "Twitter" - pouco depois de o jogador ter chegado a Barcelos para defrontar hoje o Gil Vicente - que tinha de tomar "uma das decisões mais importantes" da sua vida, como é por certo a mudança de malas e bagagens para a Rússia.