Fran Navarro fez o 10.º jogo no FC Porto e atingiu marca redonda na carreira
Avançado atingiu marca redonda no clássico e espera que a viragem do ano lhe traga mais oportunidades. Mehdi Taremi vai participar na Taça Asiática e desafogar uma concorrência muito apertada. O espanhol, 25 anos, precisou de pouco mais de quatro meses para fazer dez partidas pelos dragões
Corpo do artigo
Foi uma noite para esquecer para o FC Porto em casa do Sporting, na segunda-feira, mas não deixou de ficar marcada na carreira de Fran Navarro: em Alvalade, o avançado atingiu o jogo 200. O espanhol, 25 anos, completou 98 partidas pelo Valencia B, 78 pelo Gil Vicente, 14 pelo Lokeren (Bélgica) e dez pelo FC Porto, que o contratou à equipa minhota no último verão. Portanto, desde que passou a vestir de azul e branco, Navarro precisou de pouco mais de quatro meses para somar os dez jogos que lhe faltavam para o número simbólico. Esse espaço de tempo relativamente longo demonstra a alta concorrência que Fran tem enfrentado no salto para o FC Porto, que conta também com Taremi, Evanilson, Namaso e Toni Martínez para a posição de ponta-de-lança, normalmente desempenhada por dois jogadores no onze.
Depois de ter sido suplente utilizado em quatro dos primeiros cinco jogos da temporada, Navarro teve a primeira titularidade à quinta ronda, em casa do Estrela da Amadora. A utilização, porém, foi caindo desde então e só a 24 de novembro, na receção ao Montalegre, para a Taça de Portugal, é que Navarro logrou abrir a conta dos golos, com um disparo certeiro. No que ao campeonato diz respeito, até ao último clássico, no qual foi lançado aos 84 minutos, o espanhol não era utilizado desde a receção ao Gil Vicente, a 23 de setembro.
Tudo isto se traduz em apenas em 279 minutos para um dos reforços que chegaram ao Dragão no último defeso. Já se sabe que há um período de adaptação pelo qual todos os novos jogadores têm de passar e que acaba por ser mais longo para uns do que para outros, mas Navarro também sabe que as oportunidades, no onze ou a partir do banco, podem surgir a qualquer momento e o compromisso tem de ser evidente não só nesses momentos como no trabalho diário.
Não obstante, talvez a viragem do ano possa desafogar um pouco a situação. É que Mehdi Taremi vai representar a seleção do Irão na Taça Asiática, que decorre de 12 de janeiro até 10 de fevereiro. A concorrência continuará apertada, mas pode ser um atalho para Fran Navarro começar a acumular minutos com maior consistência e, como deseja, engrossar o registo goleador: aos 200 jogos em clubes, conta 67 golos.