As águias já negoceiam o guarda-redes inglês e acreditam que podem fechar o negócio abaixo dos 4 milhões de euros. Na época passada, defrontou as águias na Liga dos Campeões e impressionou Jorge Jesus
Corpo do artigo
Fraser Forster é o novo alvo do Benfica para reforçar a baliza, sabe O JOGO. O guarda-redes inglês de 25 anos, titular indiscutível do Celtic, já está a ser negociado pelas águias. O clube escocês pede 6 milhões de euros pelo passe, mas Luís Filipe Vieira acredita que pode contratá-lo por um valor inferior a quatro milhões. O salário também não deverá ser um problema, pois Forster aufere neste momento cerca de 1,2 milhões de euros brutos por temporada, algo que está perfeitamente dentro das possibilidades dos encarnados. A confirmar-se a contratação, Forster deverá lutar com Artur na baliza do Benfica.
O futebolista nascido em Hexham, a 17 de março de 1988, causou uma ótima impressão a Jorge Jesus, que o defrontou por duas vezes na Liga dos Campeões da época passada. Em ambas as partidas, Forster teve boas atuações - manteve o nulo em Glasgow e foi batido por duas vezes (por Ola John e Garay) na partida do Estádio da Luz, que o Benfica venceu por 2-1, num jogo que o técnico dos encarnados achou que merecia ter vencido por "quatro ou cinco".
A admiração parece, aliás, mútua. Em setembro do ano passado, na véspera de defrontar as águias pela primeira vez, Forster elogiou o futebol apresentado pela equipa lisboeta. "Vi-os na época passada, quando derrotaram equipas como o Manchester United, e mostraram que são uma equipa de topo", destacou.
Muito alto - mede 2,01 metros -, Forster esteve ligado ao Newcastle durante seis anos (entre 2006 e 2012), mas foi sucessivamente emprestado a Stockport, Bristol Rovers, Norwich e Celtic. No ano passado, os escoceses acabaram mesmo por comprar o seu passe por cerca de 2,1 milhões de euros. A mudança para Glasgow fez com que fosse chamado à seleção inglesa, mas ainda não soma nenhuma internacionalização. Aliás, para o jogo particular de amanhã com a Escócia, Roy Hodgson nem sequer o incluiu na convocatória - além do número 1 do Manchester City, foram chamados Ben Foster (West Bromwich) e John Ruddy (Norwich).
Com contrato até 2016, Forster e os seus representantes já informaram os dirigentes do Celtic que pretende mudar-se para um clube que lhe dê mais visibilidade na Europa, em especial na Liga dos Campeões, de forma a voltar às escolhas inglesas. "É uma desilusão não estar na seleção, mas tenho que pensar no Mundial do próximo ano. Farei o que for preciso para o conseguir", afirmou, durante em maio, logo a seguir aos festejos por mais um título de campeão nacional. E o Benfica já tem um lugar garantido na fase de grupos, enquanto o Celtic ainda terá de disputar um play-off, frente ao Shakhter Karagandy, do Cazaquistão.