Nuclear na equipa. O FC Porto recusou 10 milhões de euros por um jogador que entrou no último ano de contrato e dificilmente alguém oferecerá mais. Por isso são poucas as hipóteses de sair neste defeso.
Corpo do artigo
Fernando está cada vez mais próximo de... continuar no FC Porto. Depois de ter voltado a revelar a vontade de partir para outro campeonato, ainda durante o período de férias, e de ter visto o clube recusar uma proposta de dez milhões de euros do Mónaco - que entretanto já contratou Toulalan para juntar a João Moutinho no meio-campo... -, a SAD portista não recebeu mais nenhuma sondagem de qualquer outro clube para levar o brasileiro. A verdade é que, tendo em conta a atual conjuntura, apresenta-se como pouco provável que surja um clube capaz de oferecer mais do que os tais dez milhões de euros por um jogador que termina contrato no final da época. Se o Mónaco deixou de ser uma possibilidade, em França apenas o PSG tem condições financeiras para o levar do Dragão, mas neste momento não está à procura de jogador para essa posição, onde tem Verrati e Matuidi. Inglaterra é um mercado que passa a ser possível por via da naturalização - deixa de ser extracomunitário - de que o Polvo está a tratar, mas até à data não foi associado a qualquer emblema da Premier League. Em Itália, o médio até encontra alguma simpatia, só que não parece haver clubes capazes de satisfazer as pretensões financeiras dos responsáveis portistas. Sobram os mercados de Leste, pouco apelativos para um jogador que, como repetiu em mais do que uma ocasião, se pretende mostrar ao mais alto nível com o objetivo de integrar os eleitos de Luiz Felipe Scolari para o Mundial do próximo ano.
Mas há mais: Fernando tem-se mostrado bastante motivado durante os primeiros treinos da temporada - bem diferente da atitude demonstrada há dois anos, quando também revelou publicamente a sua vontade de partir - e até foi, nestes dois primeiros jogos da pré-temporada, o médio mais utilizado por Paulo Fonseca. O brasileiro participou nos segundos 45 minutos da partida com o Maastricht e somou mais 60", desta vez como titular, no teste mais exigente do estágio de pré-época, realizado frente ao Marselha; só Jackson e Mangala (114") estiveram mais tempo em campo nestes dois jogos.
Neste momento, e na perspetiva da SAD, coloca-se apenas uma questão: como resolver o facto de Fernando ter apenas mais um ano de contrato e poder sair no final da época a custo zero? Na eventualidade de não surgir nenhuma proposta tentadora até ao fecho do mercado, ou seja, superior aos dez milhões de euros já recusados, o FC Porto poderá avançar a meio da época com uma proposta de renovação tentadora, que lhe permitiria até ganhar uma maior margem negocial num futuro próximo.