Em estudo para 2014/15: médio-defensivo da Académica está em final de contrato e a SAD já procurou saber disponibilidade do jogador. É uma das opções equacionadas para ser alternativa a William. West Ham é outro dos pretendentes
Corpo do artigo
O médio-defensivo Fernando Alexandre é um dos jogadores referenciados pela estrutura diretiva do Sporting para reforçar o plantel de Leonardo Jardim na próxima temporada. Segundo O JOGO apurou, elementos da SAD já procuraram saber quais as condições de uma eventual transferência do atleta formado no rival Benfica. O facto de o jogador estar em final de contrato e ter recusado, até ver, prolongar o seu vínculo contratual com a Académica, orientada por Sérgio Conceição, suscitou o interesse dos leões que veem em Fernando Alexandre qualidade para se assumir como uma alternativa credível a William Carvalho, que nesta altura é o único médio-defensivo do plantel verde e branco.
De momento, Fernando Alexandre, sabe O JOGO, ainda não se comprometeu com qualquer emblema, ainda que no último mercado de transferências tenha surgido a possibilidade, como adiantou o nosso jornal em tempo oportuno, de se transferir para os ingleses do West Ham, da Premier League. A hipótese não se concretizou em janeiro, mas não ficou descartada para a próxima temporada. O emblema londrino mantém o interesse no jogador de 28 anos, que tem sido uma das figuras em destaque nos estudantes. Os responsáveis pelo futebol dos leões, concretamente o presidente Bruno de Carvalho, o diretor para o futebol profissional do clube, Augusto Inácio, e Virgílio Lopes, diretor para o futebol de formação, já estão a par da disponibilidade do jogador, das condições que podem ser colocadas em cima da mesa num futuro negócio, e vão prosseguir a preparação da próxima temporada.
Efetivamente, em Alvalade já se olha para o que 2014/15 pode constituir em termos competitivos, pese a indefinição em torno da qualificação direta para a Liga dos Campeões, daí que vários nomes estejam a ser equacionados e sondados. Fernando Alexandre é um dos principais candidatos a ser reforço, sendo as suas exibições, como aquela que protagonizou na última deslocação da Académica a Alvalade, no passado dia 2, acompanhadas com particular atenção pelo técnico Leonardo Jardim, que em Braga não o viu como primeira opção [ver peça à parte]. Neste momento, a SAD procura opções para reforçar o plantel, tendo identificado algumas lacunas que necessitam de ser colmatadas atendendo ao desejado equilíbrio do mesmo.
Com William Carvalho encaminhado para o Mundial do Brasil, fruto do rendimento apresentado que o levou a ser chamado pelo selecionador Paulo Bento para o play-off de apuramento frente à Suécia - foi utilizado no desafio de Solna, naquela que foi a sua primeira internacionalização -, tem vindo a ganhar força a possibilidade de este sair no final da temporada, aumentando as preocupações leoninas em termos de sucessão. A seguir William Carvalho estão alguns dos principais emblemas europeus, sobretudo ingleses, sendo certo que não será fácil convencer os dirigentes leoninos a abdicar do atleta que tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros e contrato até 2018.