Edu Machado, lateral-direito, de 33 anos, do Montalegre, viveu uma final da Taça de Portugal pelo Chaves contra o FC Porto quando tinha apenas 20 anos. É, agora, o garante da experiência no conjunto do Barroso, conhecimento o Dragão de o visitar pelo Boavista.
Corpo do artigo
Edu Machado, de 33 anos, é quem reúne mais créditos no plantel do Montalegre, pois além de ter disputado uma final da Taça de Portugal, então como jovem do Chaves, discutindo um troféu no Jamor contra o FC Porto, o lateral contabilizou 60 jogos na Liga, passando por Tondela e Boavista.
O defesa-direito chegou ao clube barrosão, após vestir a camisola do Paredes, descendo ao Campeonato de Portugal, desafiado pela proximidade com casa. "Tem sido uma experiência bastante enriquecedora, uma realidade diferente que tem me ajudado a crescer", conta Edu Machado, não se encolhendo com a chamada a jogo no Dragão, contra o FC Porto. "Sabemos das dificuldades do jogo e da qualidade do FC Porto, um grande na Europa. As probabilidades jogam contra nós mas queremos dar boa resposta e lutar pela eliminatória. Só assim faz sentido, honrando o nosso adn e a cidade", enfatiza, aprovando este ataque a uma grande montra. "Temos um plantel com muitos jovens de potencial. Se tiverem a mentalidade certa, podem atingir outros patamares", realça o antigo lateral do Chaves, elogiando o comando de Tony.
"Ele tem muito daquilo que era como jogador, uma pessoa humilde mas um profissional ambicioso e vencedor. Pela resiliência e capacidade de trabalho, teve a carreira que teve. Mantém a fome de vencer e transmite isso todos os dias, muito particularmente aos mais novos, compreendendo as suas ambições", credita o homem do corredor direito, atuando na posição desempenhada antes pelo seu técnico.
Sobre o desfecho do sorteio e de um convite a um desfile pelo Dragão, o defesa rebobina as emoções. "Foi uma alegria gigante, estávamos a assistir no balneário e ficamos felizes. Todos ambicionam jogar contra os melhores e estar nos grandes estádios. Jogar no Dragão contra um adversário tão apetrechado será momento alto da vida dos nossos jovens", admite, sem fazer pesar o nome do FC Porto nas conversas imediatas. "Ficou estabelecido que só falaríamos deste jogo depois de disputarmos os jogos do Campeonato de Portugal, pois queremos chegar à fase da subida. Isso foi incutido de forma muito forte", reconhece.
"Momento alto da carreira no Jamor"
Edu Machado tinha apenas 20 anos quando se viu confrontado com o prazer sublime, indo com o Chaves, então na Liga 2, ao Jamor, disputar uma vitória na Taça de Portugal. Aconteceu há 13 anos em 2009/10 e no elenco dos flavienses estava ainda João Fernandes, adjunto de Tony em Montalegre. Benjamim da equipa, Edu atua os 90 minutos.
"Foi o momento alto na minha carreira, fazia a primeira época de sénior no Chaves. E jogar logo uma final da Taça era um autêntico sonho, mais ainda a jogar pelo clube do coração, da nossa terra. Foi um sonho tornado realidade que guardarei para sempre. Foi algo único para mim e para todos os transmontanos."