Evanilson em busca de série inédita na Europa: "É o melhor momento da minha carreira"
Brasileiro esteve envolvido em metade dos golos apontados no mês de janeiro pelo FC Porto (12) e sente-se mais motivado do que nunca. Atacante está a cinco tiros certeiros da melhor marca pessoal e sonha bater total de jogos a faturar numa época. Domingo, em Faro, tenta algo inédito na Europa.
Corpo do artigo
Evanilson tem deixado impressões digitais em todos os jogos realizados pelo FC Porto desde o começo do ano. Da assistência no dérbi da Invicta ao remate certeiro com o Moreirense, o atacante teve participação direta em metade dos 12 golos apontados pelos azuis e brancos em 2024, provando que consegue ser tão efetivo a jogar como referência no ataque, como com Taremi por perto.
O “hat trick” ao Estoril, na Taça de Portugal, foi o momento mais brilhante desta sequência de quatro jogos sempre a somar ações decisivas, algo que nem sequer é inédito esta temporada. Em outubro, o brasileiro também já havia conseguido uma série semelhante: um encontro a assistir e três a marcar, sendo que num deles (Antuérpia) também acertou na baliza por três ocasiões em 90 minutos. Desta vez, porém, sente que está a viver “a melhor fase com a camisola do FC Porto”. “Posso dizer que é o melhor momento da minha carreira”, referiu Evanilson à assessoria de Imprensa.
E não é para menos. Afinal, “Eva” deixou para trás o fantasma das lesões e já leva mais golos e ações decisivas do que em 2022/23. O recorde de disparos certeiros (21) na carreira profissional, fixado em 2021/22, está apenas a cinco de distância e até o número de jogos a marcar (14) vai aparecendo cada vez mais perto no horizonte (leva 11). Ainda assim, prefere partilhar os méritos pela fase que atravessa. “Os golos têm saído pela qualidade da equipa, que vem jogando muito bem”, sustenta o atacante, antes de fazer um curto comentário à goleada obtida no arranque da segunda volta do campeonato, contra o Moreirense. “Tivemos alguma dificuldades na primeira parte, mas soubemos corrigir os erros e conseguimos um marcador elástico. Estão todos de parabéns. Continuamos firmes na busca pela liderança [no campeonato]”, atirou.
A próxima etapa nessa procura passa por Faro, onde Evanilson tentará dilatar para cinco a série de encontros consecutivos com uma ação decisiva. Na Europa seria algo inédito. E no Brasil seria necessário puxar a fita do tempo até 2019, quando alinhava nos sub-20 do Fluminense, para se encontrar semelhante sequência (na altura “picou o ponto” em sete encontros).
Dorival Júnior convoca “canarinha” em março
Sendo o brasileiro com mais golos marcados nos sete campeonatos mais cotados da Europa, à frente de João Pedro (Brighton), Evanilson aguarda com muita expectativa a próxima convocatória da seleção canarinha. O avançado já foi especulado pela Imprensa local como uma hipótese de futuro e em março o escrete até tem dois particulares no Velho Continente: com a Espanha, numa data ainda a definir, e com a Inglaterra, no dia 23. Dorival Júnior é agora o selecionador, depois de ter rendido no início deste ano Fernando Diniz, que conhecia bem “Eva” dos tempos do Fluminense.