Extremo sérvio de 19 anos assinou por cinco épocas e assegurou que o futebol praticado pelas águias é mesmo ao seu estilo: ofensivo e muito ambicioso.
Corpo do artigo
Lazar Markovic é o primeiro reforço para 2013/14 confirmado pelo Benfica - ou o segundo, tendo em conta que a compra de Djuricic estava incluída no último Relatório e Contas. Aos 19 anos, Markovic deixou o Partizan, que representou durante duas temporadas a nível sénior - sempre campeão - para assinar por cinco épocas pelos encarnados, num negócio que O JOGO revelou em primeira mão. O internacional sérvio fez os exames médicos e assinou o contrato já há mais de um mês, tendo a SAD encarnada pago cerca de dez milhões de euros ao Partizan, com a ajuda de um fundo de investimento liderado pelo empresário Pini Zahavi.
No primeiro contacto com a realidade do novo clube, Markovic não esteve com meias medidas. "Conheço o Benfica, sei que tem a maior massa adepta de Portugal e espero conseguir aqui aquilo que é sempre o objetivo da equipa: lutar por títulos. Sei que vamos jogar a Liga dos Campeões e, por isso, estou muito motivado. Quero ganhar muitos títulos aqui", começou por afirmar à Benfica TV o jogador, que ficará blindado por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros - a quinta maior do plantel, só abaixo de Cardozo e Salvio (60 milhões cada), Matic (50) e Gaitán (45).
Mostrando ter a lição bem estudada, Markovic garantiu ter acompanhado a época passada do Benfica, e até acha que os encarnados mereciam melhor sorte na final europeia perdida para o Chelsea. "Acompanhei a temporada passada, os jogos com o FC Porto e com o Sporting. Vi ainda a final da Liga Europa com o Chelsea. O Benfica foi a melhor equipa. Faltou um pouco de sorte, mas, de qualquer forma, a equipa deixou uma excelente impressão", ressalvou, confiando ser o Benfica o clube certo para "crescer". "Nos próximos cinco anos, sei que posso crescer, eu e a equipa. Quero ter sucesso no Benfica, jogar na Liga dos Campeões e ganhar títulos", frisou.
Após ter confessado que seguiu com entusiasmo a prestação das águias na última temporada, Markovic foi questionado sobre a qualidade do futebol da equipa às ordens de Jorge Jesus. Sem complexos, deixou uma garantia: ali, estará como peixe na água. "O Benfica pratica um futebol muito ofensivo, que vai ao encontro das minhas características. Venho de uma equipa campeã e este estilo de jogo, sempre à procura de golos e de vitórias, é um estilo em que a minha forma de jogar vai encaixar bem", realçou, aquele que é já o sexto reforço dos encarnados para a nova temporada, depois de contratados também mais quatro sérvios - Mitrovic, Sulejmani e Uros Matic - e um paraguaio - Jorge Rojas -, embora os dois últimos devam iniciar funções ao serviço do Benfica B.
Profissional desde os 17 anos e dono de uma capacidade técnica e velocidade assinaláveis, Markovic estreou-se na seleção sérvia a 28 de fevereiro de 2012 - desde então já fez mais seis jogos pela equipa do seu país, tendo já marcado um golo. Esta temporada participou na fase de grupos da Liga Europa, tendo mesmo impressionado o treinador do Inter de Milão, Andrea Stramaccioni, que sobre ele salientou tratar-se de um jogador com qualidades excecionais, destacando, entre as suas características uma aceleração impressionante, perspetivando que Markovic terá um futuro brilhante pela frente.
