Jorge Jesus diz que o que significa a ausência do Sporting na Liga Europa
Corpo do artigo
Uma vitória ante o Sporting deixa o Benfica mais perto do título, mas Jorge Jesus recusa que torne o objetivo mais fácil. E está preparado para um jogo muito complicado, que classifica como uma "etapa de montanha".
Vítor Pereira diz que há um ambiente de ansiedade para entregar o título prematuramente. Também sente isso?
Podemos falar por nós. Sentimos que estamos ansiosos, mas essa ansiedade faz parte da responsabilidade que temos e dos objetivos que queremos atingir. Se alguém quer entregar o título ao Benfica, então temos de o justificar, como temos justificado ao longo de toda a época. Estamos a acabar o campeonato num momento forte, talvez este seja o melhor momento do Benfica. Estamos muito confiantes. Jogamos sob pressão e estamos ansiosos, é verdade, mas quando tens confiança no que fazes, estás muito mais seguro, e isso é secundário.
Jesualdo Ferreira diz que a pressão está do lado do Benfica e que o Sporting vai desfrutar do jogo. Como vê essas declarações?
A pressão não está mais do lado do Benfica. Há grande responsabilidade do Benfica, porque quer defender a vantagem em relação ao segundo classificado e essa é a nossa grande pressão, mas o Sporting também tem um grande objetivo a atingir, que é chegar pelo menos à Liga Europa. Para uma equipa como o Sporting, a desilusão de não chegar à Liga Europa pode ser tão grande como não ter ganho um título. No mínimo, tem a grande pressão de chegar à Liga Europa. Por isso, a pressão está dos dois lados: para nós, por defendermos o primeiro lugar; para o Sporting, pelo objetivo da Liga Europa.
Se alcançar a vitória, o título fica mais perto e mais fácil?
Mais fácil, não. Em caso de vitória, nada fica mais fácil; só o poderá ser porque ficam a faltar menos jogos. Mas o caminho a percorrer é muito longo. É, como tenho dito várias vezes, etapa a etapa, umas mais difíceis do que outras, e amanhã [hoje] é de montanha. Agora, nada fica mais fácil.
Que percentagem de favoritismo atribui ao Benfica para o jogo com o Sporting?
Isso é pouco importante, quando se jogam dérbis ou clássicos. São jogos que vivem pelos momentos de jogo, as equipas equilibram-se e não se sente muito o peso das classificações. De certeza que isso vai acontecer amanhã [hoje].
A diferença de 34 pontos entre as equipas pode pesar no jogo?
É mais um dérbi, mais um jogo difícil, como têm sido todos durante esta época, até em função da responsabilidade que temos de defender o primeiro lugar. Vamos jogar contra um adversário que, na tabela e em termos pontuais, leva uma grande diferença, mas isso não conta; o que conta são os três pontos. Vamos jogar com máximo respeito pelo valor do Sporting, com máxima humildade, confiança e determinação para conquistar os três pontos.n
