Fim de uma novela com um ano. Os clubes chegaram a acordo para a transferência, apesar de o médio só poder jogar no Brasil a partir de 14 de julho. A SAD resolve o último processo pendente da gestão de Godinho Lopes
Corpo do artigo
O Sporting e o Corinthians chegaram ontem a acordo para a transferência de Elias, que já é oficialmente jogador do emblema de São Paulo, a troco de quatro milhões de euros pelos 50% dos direitos económicos ainda na posse do emblema verde e branco. Pouco mais de um ano depois da sua tomada de posse, Bruno de Carvalho encontrou uma solução definitiva para o derradeiro processo pendente da gestão de Godinho Lopes, de imediato identificado como o mais importante, tendo em conta os 2,8 milhões de salário anual bruto que o contrato do brasileiro garantia até junho de 2016 (ver mais informação na caixa), pondo fim a uma novela que se arrastava ainda mais desde dezembro, altura em que o jogador regressou do empréstimo ao Flamengo, apenas para trabalhar com a equipa B. Assim, depois dos 8,85 milhões de euros pagos ao Atlético de Madrid em agosto de 2011, o Sporting acrescenta estes quatro milhões aos Meuro 3,85 que já haviam sido pagos pelo Quality Football Ireland, fundo controlado por Peter Kenyon, que detém os outros 50% dos direitos económicos de Elias.
Depois de várias tentativas falhadas e trocas de acusações recentes, fruto dos fracassos anteriores, o Timão nunca desistiu de resgatar Elias e ontem viu a SAD verde e branca aceitar o pagamento faseado dos quatro milhões de euros, mediante a apresentação de garantias bancárias para as prestações acordadas, apesar de já ter acabado o prazo de inscrição de jogadores na Confederação Brasileira de Futebol. Agora, Elias só poderá competir depois da reabertura das inscrições, a 14 de julho próximo,
O médio assinou um contrato de três anos e irá auferir um pouco mais de 163 mil euros por mês, mas apenas a partir da data da sua inscrição, já que até lá, a título simbólico, vai auferir apenas 10% desse valor (cerca de 16 mil euros).
Ontem, o Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários os termos do negócio, enquanto também o Corinthians emitiu um comunicado oficial que gerou euforia junto dos adeptos, que celebraram a contratação da sua antiga estrela: 154 jogos pelo Timão entre 2008 e 2010.