O lateral-direito é o primeiro reforço do plantel de Erwin Sanchez para a terceira época consecutiva do clube na I Liga. No currículo tem uma subida pelo Chaves
Corpo do artigo
Edu Machado assinou por duas épocas com o Boavista, consumando-se agora o interesse manifestado pelos axadrezados na reabertura do mercado, em janeiro. Na altura, o lateral-direito estava no Tondela, tendo optado pelo regresso a Chaves, clube da terra natal e onde fez a formação.
Aos 26 anos, Edu Machado escreve mais uma página na carreira, na qual consta a subida ao escalão principal ao serviço dos flavienses, desta feita "num clube histórico". "Estou muito feliz por representar o Boavista, um clube que considero ser um bom passo". Edu vai ter de voltar a fazer as malas e deixar Chaves, "mas por um bom motivo", e pode orgulhar-se pelo facto de ser o primeiro reforço do Boavista para a terceira temporada consecutiva na I Liga.
A polivalência é a sua principal característica. Atua a lateral-direito, apesar de ser um extremo de raiz. A mudança foi gradual e começou "no segundo ano de sénior com o treinador Luís Miguel, em Chaves", experiência que teve continuidade na "seleção sub-21". A afirmação como defesa aconteceu em Freamunde (2013/14) e desde então Edu Machado ganhou "rotina à posição" e é onde se sente "mais confortável".
Luís Machado confirma apetência do amigo e companheiro de aventura, de ambos, em Tondela. "É muito fácil jogar com ele. É um atacante como eu, e, em termos defensivos, é muito bom. Posso garantir que o Edu é um ótimo apoio para o extremo. De trás para a frente, é muito forte, faz a ala toda, é fisicamente evoluído, por isso é que os treinadores o colocam a lateral", descreve o avançado que na próxima época será adversário de Edu, quando o Boavista defrontar o Feirense.