Com 48 golos, Jonas e Mitroglou marcam mais que 80 por cento dos clubes das 10 melhores ligas do ranking da UEFA
Corpo do artigo
A última goleada sobre o Braga fez sobressair uma vez mais Mitroglou (dois golos) e Jonas (um), mas trouxe igualmente luz sobre um feito bem mais abrangente. Afinal, esta dupla vale atualmente 48 golos só no campeonato - 30 na conta pessoal do internacional brasileiro, 18 a favor do grego - e tal representa mais do que o total de festejos alcançados por 144 equipas completas no top 10 do ranking da UEFA. Ou seja, o rendimento de apenas dois jogadores do campeão nacional supera o de plantéis completos desta quase centena e meia de clubes das ligas mais cotadas do Velho Continente.
Para se ter uma melhor ideia do cenário, basta dizer que Jonas e Mitroglou abanam mais as redes adversárias do que 16 equipas espanholas, 15 alemãs, 13 inglesas ou 16 italianas. Em Portugal, só mesmo Sporting (56 golos na Liga) e FC Porto (53), ambos com menos um jogo atualmente, escapam à regra. Aqui ao lado, Barcelona, Real Madrid, At. Madrid e At. Bilbau são os únicos a fazer mais tentos do que a parceria de dianteiros do emblema da Luz e, em França, só o campeão PSG e o Lyon apresentam números superiores.
Ao todo, nesta extensa lista de 179 clubes, os artilheiros das águias superam as referidas 144 equipas, o que na prática significa uma supremacia sobre 80,4 por cento dos emblemas em análise. A salvo, ficam apenas 35 equipas, divididas pela referida dezena de países.
E se Jonas já tinha superado há muito o melhor registo da sua carreira em golos celebrados no campeonato, Mitroglou acabou de estabelecer, com o bis aos arsenalistas, um novo recorde pessoal de tiros certeiros - e a nível absoluto - em todo o seu trajeto como profissional, batendo por um golo os 20 alcançados na campanha 2012/13, ao serviço do Olympiacos. Agora a dois tentos de Slimani na Liga - o argelino só entra amanhã em campo, no Restelo - o camisola 11 procura, pelo menos, manter-se no pódio dos melhores marcadores até final da época. Caso tal venha a confirmar-se, será reeditado o cenário da última temporada, com dois jogadores encarnados entre os três melhores artilheiros do campeonato. Afinal, na última época, foram Jonas (2.º) e Lima (3.º) a lograr esta honra, tendo o agora jogador do Al Ahly fechado com 19 golos, menos um do que o internacional canarinho.
A dupla benfiquista tem ainda, recorde-se, mais seis jornadas no campeonato para poder eventualmente galgar o registo de mais algumas equipas, tornando ainda mais expressivo um registo que já é demolidor.