Diomande, Geny e Morita garantidos em Portimão antes de desfalcarem o Sporting
Diomande, Geny Catamo e Morita vão desfalcar os leões mas antes de jogarem na CAN e na Taça da Ásia vão defrontar o Portimonese. Amorim começa hoje a preparar o jogo de sábado e as presenças do central e do médio, em particular, são relevantes face aos castigos de Inácio e Hjulmand e às lesões de Coates e St. Juste.
Corpo do artigo
O Sporting vai defender a liderança no campeonato sábado em Portimão e a melhor notícia que Rúben Amorim podia receber, antes de iniciar hoje a preparação do jogo, é que poderá contar com Diomande, Geny Catamo e Morita. Três jogadores que têm sido muito importantes esta época e que vão desfalcar a equipa logo depois. O central costamarfinense (para já na pré-lista, mas que amanhã deve ser confirmado nos convocados finais) e o lateral/extremo moçambicano vão disputar a Taça de África das Nações, quanto ao médio japonês vai participar na Taça da Ásia.
Os referidos futebolistas foram todos titulares no clássico frente ao FC Porto, da última jornada, e Diomande (3.º) e Morita (7.º) estão entre os que somam mais minutos esta época. Geny Catamo é só o 15.º em termos de utilização, mas tem sido uma aposta consistente do treinador e tem correspondido mesmo em jogos de alto grau de dificuldade. De resto, soma dois golos e duas assistências nos 838 minutos que contabiliza em campo.
Frente ao Portimonense, o Sporting vai apresentar-se com algumas limitações, sobretudo no eixo defensivo, face às lesões de St. Juste e Coates e ao castigo de Gonçalo Inácio. Ora, junto com os dois últimos, Diomande tem formado o trio habitualmente titular. No Algarve, face às baixas, o central da Costa do Marfim deve ser o escolhido para jogar ao centro, como sucedeu diante do FC Porto. Do lado direito, é provável que o técnico volte a apostar em Eduardo Quaresma, jovem formado em Alvalade que surgiu de surpresa no onze que defrontou os dragões face à lesão de Coates. O central português ainda não tinha jogado esta temporada de início e deu uma excelente resposta. Do lado esquerdo do trio mais defensivo, desta feita a escolha deverá passar por Matheus Reis que, de resto, já fez o lugar no último jogo para a Taça da Liga, em Tondela.
Em relação a Morita, o japonês poderá formar dupla no meio-campo com Daniel Bragança face à indisponibilidade de Hjulmand, jogador que também vai cumprir um jogo de castigo em Portimão.
Este trio vai perder bastantes jogos no arranque de 2024 e garantidamente a Final Four da Taça da Liga. Os leões, recorde-se, enfrentam a 23 de janeiro o Braga, numa das meias-finais, e caso acedam à final, frente a Benfica ou Estoril, também é improvável que possam contar com Diomande e Geny Catamo, a menos que estes fiquem pelo caminho na fase de grupos. Já Morita, com jogo a 24, nem se isso suceder deverá ser opção. Em risco poderá estar até a presença destes atletas na primeira mão do play-off da Liga Europa, frente ao Young Boys, no dia 15 de fevereiro na Suíça.
Um dia separa o início e o fim da Taça da Ásia e da Taça de Áfica das Nações. A competição asiática, que será jogada no Catar, arranca a 12 de janeiro (o Japão de Morita estreia-se dia 14) e a final está agendada para o dia 10 de fevereiro. A seleção do Sol Nascente, uma das favoritas a vencer o troféu, termina a fase de grupos no dia 24 e desde que chegue aos “oitavos” impossibilita que o médio leonino esteja disponível antes de fevereiro. A CAN, que será organizada pela Costa do Marfim de Diomande, vai jogar-se entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro. Tanto Diomande como Geny Catamo (Moçambique) terminam a fase de grupos a 22 de janeiro.