A cobertura do Estádio da Luz começou a ceder com o vento e obrigou a adiar a realização da partida para amanhã
Corpo do artigo
O Benfica-Sporting foi adiado para as 20h15 de amanhã porque não estavam reunidas as condições de segurança necessárias para que a partida se disputasse às 18h00 de ontem, a data inicialmente prevista. As más condições climatéricas, sobretudo o forte vento que se fez sentir em Lisboa, afetaram a cobertura do Estádio da Luz na bancada do topo sul, levando a que, depois de se soltarem placas de lã de vidro, que acabaram em cima dos adeptos e no relvado, tivesse caído, também na bancada (deserta na altura, face à evacuação que já estava em marcha), uma placa de metal. Entendendo que a segurança dos cerca de 50 mil adeptos e até jogadores estava em causa, os responsáveis dos dois clubes, juntamente com os delegados da Liga e os elementos da segurança e da Proteção Civil, decidiram adiar o jogo, tendo agendado a partida para amanhã, às 20h15. Porém, a nova data está ainda condicionada por uma vistoria à cobertura do recinto, prevista para esta manhã.
Os primeiros detritos começaram a cair cerca de 15 minutos antes da hora prevista para o início da partida e, com o vento a agravar-se, foram cada vez mais as placas de lã de vidro que se começaram a soltar, obrigando mesmo a uma vistoria por parte da Proteção Civil. O arranque do desafio foi sendo atrasado enquanto esta inspeção decorria, procedendo-se depois a uma reunião de emergência que envolveu todas as entidades com papel ativo na organização do Benfica-Sporting. As forças de segurança entenderam que não estavam reunidas as condições para disputar o jogo e deram indicações para se evacuar o estádio, algo a que os dois clubes acederam. Tomada a decisão, o "speaker" da Luz deu indicações aos espectadores para abandonarem o recinto por motivos de segurança, mas, se muitos adeptos começaram a cumprir o pedido, outros demoraram a sair, acelerando apenas o passo quando viram a placa de metal a cair na bancada.
Face aos regulamentos, que davam ao árbitro Marco Ferreira apenas "um período máximo de 30 minutos" para aguardar pela resolução da situação, o jogo teve de ser adiado, tendo Benfica e Sporting chegado a acordo para a realização do dérbi já amanhã, data condicionada pelo Regulamento de Competições da Liga. "Depois do início da segunda volta, os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana", estipula o ponto 3 do artigo 19º.
Agendado para amanhã às 20h15, o jogo continua, porém, dependente das condições em que se encontrar a cobertura do Estádio da Luz, algo que será avaliado a partir das 8h00 de hoje, com a Martifer, empresa responsável pela manutenção do estádio, a enviar técnicos para analisar a dimensão dos estragos e o tempo necessário para a reparação, após o que tanto o Benfica como a Liga devem divulgar novas informações.