Central soma nove cartões em dez jogos esta época. Já está à bica na Liga e suspenso na Champions League
Corpo do artigo
Condição física de Pepe terá de ser bem gerida até Barcelona sob o risco de Fábio Cardoso ser o único central disponível numa partida que poderá ser decisiva para o apuramento para os “oitavos”.
As receções ao Gil Vicente e ao Barcelona são os únicos dois jogos feitos por David Carmo esta época em que escapou à admoestação por parte do árbitro. O central mais utilizado por Sérgio Conceição chega a esta fase com nove cartões amarelos, dois deles contra o Portimonense (foi expulso por acumulação aos 81’), estando suspenso para o próximo jogo da Liga dos Campeões (completou uma série de três cartões na prova)e está à bica no campeonato. Ou seja, falhará a visita a Famalicão, no início de dezembro, se vir um cartão em Guimarães.
Este alerta amarelo nos dragões obrigará a cuidados redobrados com Pepe, cuja condição física terá de ser gerida com todos os cuidados nos próximos tempos. Hoje ficar-se-á a saber se regressa à Seleção, o que, a concretizar-se, poderá complicar essa gestão do capitão dos dragões que, sublinhe-se a título de curiosidade, ainda não cometeu qualquer falta nos três jogos que leva na presente edição da Champions.
Voltando a Carmo, a questão disciplinar virou um maior problema para o central desde que se mudou para o FC Porto. Em 25 presenças viu 13 cartões amarelos (basicamente um a cada dois jogos) e um vermelho (por acumulação), quando nos 57 encontros que realizou ao serviço do Braga foi admoestado apenas por 17 vezes (média de 0,3). Ainda que tenha sido expulso por três vezes com o cartão vermelho direto.