O francês do Bayern é favorito à eleição de melhor jogador europeu do ano por ter ganho a Champions. Ronaldo foi terceiro em 2011 e 2012, enquanto Messi venceu em 2011 e ficou atrás de Iniesta no ano passado
Corpo do artigo
A UEFA anunciou ontem que Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Frank Ribéry são os três finalistas ao prémio Melhor Jogador da Europa em 2013, cujo vencedor será escolhido e conhecido no dia 29 de agosto. O júri composto por jornalistas de todas as nações filiadas na UEFA irá votar no melhor durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que terá lugar no Mónaco. Estes três finalistas foram os mais votados entre os dez inicialmente nomeados, sendo que a UEFA divulgou apenas parcialmente o resultado dessa primeira eleição: deu a conhecer quem ficou do quarto ao décimo lugar e os respetivos pontos.
Ronaldo - terceiro em 2011 e 2012 - e Messi - primeiro em 2011 e segundo em 2012 - vão pela terceira vez consecutiva discutir o prémio instituído pela UEFA há dois anos, mas é o estreante Ribéry que reúne maior favoritismo ao triunfo. Isto porque representa o Bayern de Munique, clube que em 2012/13 conquistou os quatro títulos que disputou, entre os quais a Liga dos Campeões. E se, em termos individuais, os números (ver quadros em cima) do internacional francês não se aproximam, nem de perto nem de longe, dos alcançados pelo CR7 e pela Pulga, o peso dos títulos poderá fazer a balança pender para o seu lado. Ronaldo ganhou apenas a Supertaça de Espanha e foi o melhor marcador da Champions; já Messi ganhou o campeonato de Espanha e mais uma Bota de Ouro. Isto num ano em que os desempenhos nas seleções pouca relevância têm, por não se ter disputado qualquer fase final, ao contrário do sucedido na última época, quando Iniesta beneficiou da conquista do Euro'2012.
Refira-se, de resto, que o Bayern dominou as nomeações para o Melhor Jogador da Europa. Além de Ribéry, Robben, Muller e Schweinsteiger ocuparam, respetivamente o quinto, sexto e oitavo lugares. Já o primeiro a ficar fora dos finalistas foi Lewandowski, avançado polaco que liderou o Dortmund até uma presença na final da Champions.