Ex-leão Stoijkovic deu conselhos. O guarda-redes sérvio jogou no Partizan com o jovem craque e meteu uma "cunha" pelas águias. Tudo porque considera o Benfica como o "clube certo" para o atacante deixar de ser visto só como uma promessa
Corpo do artigo
Lazar Markovic está a impressionar nos primeiros jogos de águia ao peito, prometendo altos voos para 2013/14, e Jorge Jesus, assim como os adeptos encarnados, bem podem agradecer ao ex-guarda-redes do Sporting Vladimir Stojkovic. "Convenci o Lazar a escolher o Benfica", confessa entre risos a O JOGO o agora guardião do Partizan, onde partilhou balneário com o novo camisola 50 das águias. "Ele tinha grandes clubes da Europa interessados na sua contratação, como o Chelsea ou o Real Madrid, mas disse-lhe para escolher o Benfica. Conheço bem o clube e sei que é muito bom. Disse ao Lazar para ir para o Benfica, pois aí pode jogar e ganhar outro estatuto. É o clube certo para isso. É bom para os jovens", salienta: "Falámos muitas vezes e sempre lhe disse que se ele jogar tudo aquilo que sabe, no final do ano pode sair para onde quiser e deixar de ser visto apenas como uma promessa."
"O Matic é um bom exemplo para ele. No primeiro ano não jogou muito, mas na última época esteve em grande. Agora as principais equipas da Europa querem-no", explica, frisando que, "mesmo que não consiga demonstrar todas as suas qualidades esta época, sabe que os responsáveis do Benfica são pacientes e vão dar-lhe tempo para explodir".
O guarda-redes, que representou os leões durante época e meia - apesar de a sua ligação aos verdes e brancos se ter estendido por quatro anos -, não se limitou a aconselhar Markovic a assinar pelo Benfica, preocupando-se mesmo com o jovem futebolista já depois de este ter chegado a Portugal. "Voltámos a falar entretanto e transmiti-lhe novamente a dimensão do Benfica e a realidade do clube. Além disso, também falei com alguns amigos que tenho no clube e disse-lhes para tratarem bem o Lazar", revela.
As primeiras exibições do camisola 50 têm convencido e Stojkovic faz questão de avisar que "o melhor ainda está por vir". "Está no início da sua adaptação e quando ganhar ainda mais confiança e entrar definitivamente no esquema do treinador vai fazer ainda melhor", garante, ele que considera ser "difícil para o Benfica segurar Markovic mais do que uma época". Tudo porque na Luz, o atacante de 19 anos tem boas condições para evoluir ainda mais: "No Benfica há mais de 20 jogadores que sabem jogar futebol e isso vai ajudá-lo a crescer. Vai chegar em breve ao topo da Europa."
A capacidade de aceleração de Markovic tem feito diferença e Stojkovic aponta essa como a sua principal qualidade, algo que considera ser "raro no futebol atual". "Na Europa há poucos jogadores como ele, tão velozes com a bola no pé", defende, considerando que o jovem sérvio "não é muito forte fisicamente, mas é muito veloz e habilidoso, e muito inteligente".