Tottenham e Borússia de Dortmund afastam-se do internacional brasileiro, mas as negociações com o Atlético Mineiro prometem arrastar-se no tempo...
Corpo do artigo
Depois da aparente desistência do Borússia de Dortmund da contratação de Bernard, ontem foi a vez de André Villas-Boas se afastar quase em definitivo de um dos principais alvos do FC Porto para a próxima temporada. O treinador do Tottenham confessou que tem acompanhado a carreira do jogador do Atlético Mineiro, mas garantiu também que dificilmente avançará para a contratação do internacional brasileiro. "Bernard? É um jogador que monitorizamos, como tantos outros, mas penso que nada irá acontecer por parte do Tottenham", referiu André Villas-Boas ontem, à margem da participação no Grande Prémio Histórico do Porto.
Desta forma, o FC Porto terá ficado com o caminho aberto para avançar em definitivo para Bernard, até porque Borússia de Dortmund e Tottenham têm sido apontados como os grandes - e únicos, pelo menos até ao momento - concorrentes à contratação de um jogador que está de saída do Atlético Mineiro. Segundo escreveu recentemente o jornal alemão "Kicker", o segundo classificado da Bundesliga terá oferecido 15 milhões de euros para ficar com o extremo, valor demasiado baixo para as pretensões dos dirigentes do clube brasileiro, que exigem, pelo menos publicamente, 25 milhões de euros para libertar em definitivo o jogador. Para além disso, e também segundo notícias vindas da Alemanha, o Dortmund parece agora inclinado a investir esse dinheiro (os tais 15 milhões de euros) em Christian Eriksen, dinamarquês do Ajax, que é visto como um dos potenciais substitutos de Mario Goetze, vendido ao Bayern de Munique.
A negociação que poderá trazer Bernard para o Dragão vai, no entanto, arrastar-se no tempo e nunca será oficializada antes do final da Taça das Confederações, agendada para o último dia de junho. Para além disso, e tal como revelou a O JOGO Adriano Spadoto, representante do jogador, Bernard tem o compromisso de só deixar o Atlético Mineiro no final da Taça Libertadores, que, na melhor das hipóteses, termina a 10 de julho, altura em que os dragões já estarão a realizar o estágio de pré-temporada na Holanda .