Gerso avalia ex-compnaheiro. Extremo do Estoril não duvida de que o médio-ofensivo vai vingar no FC Porto, mas tem mais dúvidas sobre Licá, por causa das características do extremo e do estilo de jogo dos portistas.
Corpo do artigo
Carlos Eduardo vai ser muito útil ao FC Porto e pode até tornar-se num dos ídolos dos adeptos. A convicção é de Gerso, que partilhou o balneário com o reforço portista nas duas últimas temporadas. Numa entrevista a O JOGO, o avançado do Estoril descreve o médio-ofensivo como tecnicamente evoluído e forte nas bolas paradas. "É um jogador de equipa, de apoio, tanto à frente como atrás. Carrega a bola e acho que encaixa no estilo do FC Porto. Por isso, terá mais facilidade em adaptar-se e a conquistar o lugar na equipa. O Carlos Eduardo tem tudo para ser o novo Deco. Tecnicamente é muito evoluído e tem todas as condições para chegar ao topo do futebol", sublinhou, mostrando-se mais cético em relação a Licá que, tal como O JOGO escreveu, também é alvo dos dragões. "O Licá joga mais em contra-ataque e o FC Porto basicamente controla os jogos, tem mais posse de bola".
Por isso, Gerso admite alguma surpresa por ver o nome de Licá associado aos tricampeões nacionais. "Quando ele estava na Académica eu jogava nos juniores e costumava ir ver os jogos. Honestamente, achava que era bom jogador, mas não tanto como vi no ano passado e neste. Surpreendeu-me muito e fiquei muito contente com a evolução dele. Ajudou-nos bastante, tanto na época passada, na subida de divisão, como este ano na manutenção e na conquista do acesso à Liga Europa", referiu.
Voltando a Carlos Eduardo, Gerso lembra que no início da época "não era titular", mas que "ao longo do tempo foi conquistando o seu espaço", mostrando "a toda a gente toda a qualidade que tem". E fora dos relvados como que são os dois ex-companheiros? "São cinco estrelas, bastante tranquilos, simples, sempre prontos a ajudar e a brincar. Mas quando é para trabalhar não facilitam, dão o máximo que têm e o que não têm. Portanto, estejam onde estiverem, será fácil lidar com eles", assegurou, admitindo que tem melhor relação com Carlos Eduardo do que com Licá. Mas mesmo assim o amigo brasileiro fez segredo sobre a mudança para o Dragão. "Sabia que se falava que ele podia transferir-se, mas não fazia a mínima ideia para que clube. Quando li que tinha assinado pelo FC Porto fiquei surpreendido, mas ao mesmo tempo feliz. Depois brinquei com ele... Ele costumava dizer 'há fumo branco ou há fumo preto' consoante o que se passava. Se tinha alguma coisa dizia que havia fumo branco, se não tinha nada dizia que havia fumo preto. Ele brincava muitas vezes com isso e antes de aparecer a notícia do FC Porto falava em fumo branco, mas que não sabia para onde é que ia. Mas no dia seguinte...", atirou.
Já sobre Licá, Gerso diz que não há nada definido. "Ele também não me disse nada. Fala-se do FC Porto, mas até agora ainda não havia nada em concreto.
