Responde a desafio de Jesus - O treinador encarnado disse que quando o Tacuara fizer o primeiro golo, nunca mais vai parar. E é isso mesmo que o avançado pretende fazer já hoje contra o Vitória de Guimarães, ao qual já marcou nove golos - a sua 4ª maior vítima no campeonato. O camisola 7 quer recuperar o tempo perdido e terminar a temporada ao nível das anteriores ou até melhor
Corpo do artigo
Esta época não será diferente. Quando muito, melhor do que as anteriores, pois está em questão o seu orgulho pessoal. Óscar Cardozo não pode prometer marcar esta tarde em Guimarães - ninguém pode comprometer-se com tal coisa - mas o avançado paraguaio quer muito fazê-lo. "Vamos ver se é amanhã que começa a marcar. Só um para começar [risos]", disse ontem, bem disposto, ao nosso jornal, Pedro Aldave. O empresário está em Lisboa e vai até deslocar-se, de propósito, a Guimarães para poder assistir a esse momento.
"Mesmo tendo começado a trabalhar mais tarde, nem há um mês está a treinar-se com os colegas, Óscar quer fazer mais de 20 golos esta época. Estivemos ontem [anteontem] juntos e ele está a sentir-se muito bem", comentou.
Compreende-se. Com os elogios que ouviu de Jorge Jesus na conferência de antevisão do jogo com o Vitória de Guimarães, era difícil não ficar altamente motivado e com os pés a arder por um golo. O mesmo treinador em que Tacuara encostou as mãos e empurrou, de tão furioso que estava, na final da Taça de Portugal, disse anteontem que "quando Cardozo fizer o primeiro, nunca mais vai parar".
E mais: "Não marcou [ao Anderlecht], mas foi um dos jogos em que teve mais qualidade técnica desde que trabalho com ele (...) a jogar assim, está próximo de começar a fazer golos". Além disso, quando o avançado foi substituído no desafio com o Anderlecht, ambos trocaram um amigável cumprimento. Portanto, as pazes estão mais do que feitas e, apesar do desejo do internacional paraguaio tivesse sido abandonar o clube no defeso, agora que ficou não quer defraudar nem os responsáveis encarnados - técnico incluído - nem os adeptos, empenhando-se ao máximo para dar provas do seu profissionalismo. "Ele está trabalhar com muita dedicação", afirmou Pedro Aldave, garantindo ainda que "é indiferente" para Tacuara jogar com Lima, Rodrigo ou um médio-ofensivo, como Djuricic ou Markovic. "Ele adapta-se bem. Não se importa que o técnico mude de sistema tático", afirmou.
Mas regressando aos golos de Cardozo, em seis épocas, só em 2008/09 é que fez menos de uma dezena de golos. Em 2007/08, quando chegou à Luz, fez 22. Nas restantes, por ordem cronológica do mais antigo para o mais recente, tem 38, 23, 28 e 33 golos. Em 2011/12 só para o campeonato nacional chegou às duas dezenas. O melhor goleador estrangeiro da história do Benfica tem sido também sempre o melhor goleador do plantel no global de todas as competições. Só Lima o suplantou a época passada no campeonato. Em relação ao Vitória de Guimarães, tem um total de nove golos, quatro dos quais de grande penalidade. Aliás, os vimaranenses são a sua quarta maior vítima no campeonato (a par do Marítimo), atrás do Nacional, Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal.