Pedro Aldave explicou ontem, a O JOGO, que o ponta de lança paraguaio não tem uma lesão assim tão grave que exija, nesta altura, o recurso à cirurgia. Um período de repouso total, articulado com tratamento, irá deixá-lo como novo. "Rapidamente irá ficar a 100 por cento", afirmou
Corpo do artigo
Cardozo não vai ser operado. Essa garantia foi dada ontem a O JOGO por Pedro Aldave, empresário do jogador paraguaio. Conforme o nosso jornal noticiou na passada sexta-feira, ainda não existe um prazo para o regresso do ponta de lança paraguaio à competição, mas já é um dado adquirido que não será preciso o recurso a intervenção cirúrgica para que recupere totalmente do seu problema nas costas. "Não o vão operar. Parou totalmente para poder recuperar. Vão ver que isso vai acontecer rapidamente", afirmou o representante de Tacuara.
Ter ou não de operar o jogador era ainda uma preocupação dos responsáveis do departamento médico do Benfica na passada semana, mas, após mais alguns dias de repouso e exames clínicos, chegaram à conclusão de que, por agora, será possível colocar o Tacuara de novo a jogar sem queixas e a 100 por cento.
"Já há algum tempo que o Óscar [Cardozo] vinha a jogar com muitas dores. No jogo com o Sporting [4-3] passou os dias anteriores com muitas queixas, mas a verdade é que foi jogar e toda a gente viu como foi a sua exibição", afirmou Pedro Aldave, referindo-se ao hat trick assinado pelo paraguaio a 9 de novembro. Depois desse dia, o campeonato parou por causa dos compromissos das seleções e o camisola 7 também nunca mais se voltou a treinar, falhando até ao momento as partidas com o Braga, Anderlecht e Rio Ave.
O Benfica tem feito algum segredo em torno do estado clínico do melhor marcador da equipa (nove golos), nunca esclarecendo qual é exatamente a lesão do avançado ou se tem alguma hérnia discal, causa comum para dores na zona lombar. De acordo com a informação oficial do Benfica, o avançado começou por ter uma "lombalgia" e passou, entretanto, para uma "lombalgia aguda", onde o exercício físico é totalmente contra-indicado para que o doente possa recuperar.
"Não se passa nada assim de tão grave. Trata-se apenas de uma lombalgia normal. Rapidamente ele vai ficar novamente a 100 por cento", garantiu ainda o empresário, não sabendo, no entanto, dizer para quando se pode esperar o regresso do ponta de lança. Para o jogo com o Arouca, sexta-feira próxima, não será certamente, estando o ponta de lança já a fazer trabalho de reabilitação, com muito repouso pelo meio.
De qualquer forma, Jorge Jesus não se tem dado mal nos últimos três jogos sem o internacional paraguaio: arrecadou vitórias nesses três encontros e viu Rodrigo e Lima também a marcarem golos e, acima de tudo, ganharem um pouco mais de confiança. Eles que estavam na sombra do Tacuara há muitas jornadas.