O aumento da cláusula de rescisão no último mês de março dá maior margem de manobra negocial a Luís Filipe Vieira, que tudo quer fazer para segurar o camisola 21 na nova temporada
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira quer fazer tudo para segurar Matic no Benfica pelo menos por mais uma temporada. Por isso, o presidente encarnado, sabe O JOGO, fez questão de transmitir a nível interno que só aceita negociar o camisola 21 por 40 milhões de euros. Decidido a proteger o internacional sérvio, o líder benfiquista decidiu aumentar já em março a cláusula de rescisão do futebolista, que tinha ficado fixada nos 45 milhões de euros em janeiro, aquando da renovação de contrato, para os 50 milhões.
Este novo valor aumenta a margem de manobra negocial de Vieira, permitindo-lhe assim fazer maior pressão sobre os muitos clubes interessados na contratação de Matic, com o Chelsea à cabeça. E se já transmitiu esta mensagem no seio do clube, o dirigente máximo das águias passou-a também aos principais empresários com que o Benfica normalmente negoceia e que serão capazes de ajudar a fechar uma futura transferência de Matic. Assim, e perante as abordagens que possam receber pelo médio, estes agentes já receberam indicações para transmitir aos clubes que o negócio só terá pernas para andar a partir dos 40 milhões de euros.
Se antes admitia encetar conversações por 30 milhões de euros, agora Vieira subiu a parada. Não só porque entende que o internacional sérvio é um jogador fundamental na estratégia de Jorge Jesus e cuja saída poderá debilitar a equipa, mas também porque joga com o cada vez maior interesse dos blues - José Mourinho, tal como O JOGO anunciou, considera o médio a prioridade para reforçar o plantel do vencedor da Liga Europa, precisamente ante o Benfica -, que podem enfrentar a concorrência de Manchester United, Paris Saint-Germain ou Mónaco, com estes clubes gauleses a mostrarem forte poder económico, fruto dos seus milhões árabes e russos, respetivamente.
A ponta final da temporada reforçou a ideia de Vieira do poder de Matic na equipa orientada por Jorge Jesus, algo que contribuiu para a decisão do presidente benfiquista de tudo fazer para manter o médio na Luz por mais tempo. No entanto, o líder das águias sabe que os milhões ditam leis no mercado futebolístico, razão pela qual reconhece que será difícil resistir caso surja uma proposta impressionante de algum dos poderosos clubes europeus interessados na aquisição do futebolista de 24 anos.
Matic chegou à Luz avaliado em cinco milhões de euros, no âmbito da transferência de David Luiz para o Chelsea, a meio de 2010/11, e, confirmando-se a saída por 40 milhões de euros, permitirá ao Benfica a sua maior mais-valia com um jogador. Isto porque Matic pode igualar os 40 milhões da venda de Witsel, mas permitirá um maior encaixe, já que as águias pagaram 8,5 milhões de euros ao Standard de Liège pelo médio belga, agora no Zenit.
