O FC Porto já sabe as condições exigidas pelo Barcelona para deixar sair Tello, que é um dos preferidos de Lopetegui para reforçar as alas...
Corpo do artigo
Cristian Tello é um dos principais alvos de Julen Lopetegui para o plantel competitivo que pretende ajudar a construir na próxima época, mas o extremo do Barcelona é também um desejo caro do treinador. Segundo O JOGO apurou junto de fonte próxima do processo, o clube catalão já fez saber que pretende encaixar uma verba a rondar os 12 milhões de euros com a venda do jogador de 22 anos (completa 23 em agosto), apesar de a cláusula de rescisão que saiu da última renovação de contrato, ocorrida em agosto de 2013, ser de 25 milhões de euros. Nessa última renegociação contratual, e segundo apurámos, Cristian Tello também foi aumentado, tendo passado a auferir um salário anual bruto na ordem dos três milhões de euros.
Até por isso, o jornal "Mundo Deportivo" falava, ontem, que "só um clube com grandes possibilidades económicas, para além da natural ambição desportiva, poderá aspirar a ficar com Tello" na próxima época, ainda que o extremo já tenha sido informado que não terá lugar no plantel de Luis Enrique, o novo treinador do Barcelona. Na mesma notícia publicada pelo jornal espanhol, habitualmente próximo do clube catalão, anunciava-se ainda a concorrência, para o FC Porto, de Borússia Dortmund, Atlético de Madrid e Valência. A questão é que Cristian Tello dá, neste momento da carreira, prioridade à vertente desportiva, querendo assinar por um clube que lhe consiga garantir, dentro do possível, um lugar na equipa titular. Nesse sentido, o FC Porto é visto pelo jogador como um clube bastante atraente, mais até do que Borússia Dortmund ou Atlético de Madrid, onde a titularidade seria mais difícil de assegurar, tendo em conta a valia dos referidos plantéis - esta época, Tello participou em 30 jogos pelo Barcelona, mas fez apenas seis como titular.
Neste processo, e tal como O JOGO já escreveu, Julen Lopetegui poderá desempenhar um papel determinante, isto porque trabalhou com o jogador nas seleções mais jovens de Espanha. O objetivo passa por fazer da vontade de Tello um fator decisivo na hora da escolha do novo clube.
Apesar das inúmeras tentativas, o extremo tem-se mantido incontactável, sendo que a última declaração pública do jogador surgiu através de uma mensagem deixada na sua conta pessoal da rede social Instagram. "A aproveitar o descanso com a família e a carregar baterias para fazer uma grande temporada!", escreveu o jogador, reforçando também aqui a ideia de estar com uma tremenda vontade de se transferir para um clube que lhe permita abandonar de uma vez por todas o estatuto de promessa.
