Ganês tem mais um ano de contrato, não quer renovar e anunciou publicamente a vontade de sair. Por isso não se apresenta no Olival a 1 de julho. Está no mercado...
Corpo do artigo
Atsu não quer voltar a vestir a camisola do FC Porto e o clube deve fazer-lhe a vontade, mesmo que o ganês não se transfira para o futebol inglês, conforme é seu desejo. Atsu tem contrato por mais uma temporada com os campeões nacionais e uma cláusula de rescisão de 10 milhões, mas já disse que não pretende renovar. O defeso ainda nem a meio vai, mas O JOGO sabe que, independentemente do que possa acontecer, Atsu nem sequer vai realizar a pré-temporada com o plantel principal.
A Direção do clube não gostou da atitude do jogador nas últimas semanas e a decisão está tomada. Se não surgir uma proposta que agrade à SAD, Atsu arrisca-se a ficar no FC Porto, mas sem contar para Paulo Fonseca. O Liverpool, o Everton, o Swansea, o Aston Villa e o Tottenham são os clubes que têm sido apontados como interessados no jogador e 3,5 milhões de euros o valor citado como estando em cima da mesa.
Um dia depois de ter festejado a conquista do campeonato nacional, Atsu falou aos jornalistas no Media Open Day dos dragões e foi claro quanto ao desejo de mudar de ares, nomeadamente de tentar uma aventura na Premier League. "Não digo que gostava de sair do FC Porto, mas, se sair, o meu destino deve ser Inglaterra. Há alturas em que temos de pensar em seguir os nossos sonhos e esta é a altura de seguir o meu sonho. Inglaterra é o meu sonho e, se tiver hipótese de o concretizar agora, vou fazê-lo", referiu. Para tentar justificar esta posição, Atsu não escondeu o descontentamento por algumas opções de Vítor Pereira. "Fiquei muito perturbado por não ter defrontado o Benfica. Senti que só me punham a jogar contra clubes pequenos e me deixavam de fora dos jogos maiores", atirou.
Atsu marcou uma posição publicamente, mas também o fez perante a SAD portista, conforme admitiu dias depois. "Falei com o clube antes de vir para a seleção e informei de que não vou renovar o contrato. O clube foi bastante claro na sua reação depois de eu ter dito que não ia renovar o contrato e espero que possamos chegar a uma solução em breve", explicou.
Agora que terminou os jogos pela seleção do Gana, Atsu espera definir o seu futuro, sendo certo que Paulo Fonseca não está a contar com ele para 2013/14. Varela, Licá, Josué, Izmailov, Ricardo, Kelvin e Iturbe são para já os extremos do plantel portista.