Surpreendente entrada em cena do Chelsea vai deslindar o caso Atsu, preterido pelos dragões e a entrar no último ano de contrato. Conversações estão avançadas e podem ficar concluídas ainda hoje
Corpo do artigo
José Mourinho está a reclamar protagonismo nas últimas semanas de mercado e, depois da surpreendente contratação de um jogador que era dado como certo no Tottenham (Willian), o Chelsea prepara-se para anunciar mais uma operação inesperada. O treinador português vai deslindar o caso Atsu, assegurando a contratação de um extremo que já tinha sido insistentemente apontado ao mercado inglês, mas sobretudo aos concorrentes Liverpool e (lá está) Tottenham.
Os termos do negócio não são ainda muito claros, mas ontem a SAD portista ultimava com os londrinos a operação que vai colocar Atsu na montra da Premier League. O internacional ganês de 21 anos, tapado no Dragão após declarações que caíram mal entre a direção e os adeptos, entrava no último ano de contrato e já há largas semanas que nem sequer treinava com o plantel principal, mantendo a forma junto da equipa B.
Atsu foi, portanto, um caso disciplinar que está em vias de ser resolvido com a entrada em cena de Mourinho, que garantirá um reforço por uma verba que deve rondar os cinco milhões de euros, número que o Liverpool se recusou a bater há cerca de um mês. Oficialmente, porém, ainda impera o silêncio, sendo que o agente do jogador, Tony Appiah, se limitou a adiar esclarecimentos para hoje. "Se vai jogar em Inglaterra? Sim, num dos clubes do top 4. Amanhã [hoje] já poderemos falar. Ligue-me à hora de almoço", atirou, telegraficamente, o empresário.
Atsu está mesmo a caminho de Stamford Bridge, restando depois perceber que enquadramento lhe reservará Mourinho. É que o Chelsea está fortíssimo para as alas, para as quais assegurou Willian, no tal negócio de 38 milhões de euros que deixou André Villas-Boas à beira de um ataque de nervos. Aliás, segundo o site Transfermarkt, Abramovich já perdeu quase 74 milhões da carteira nesta janela de transferências, já que à contratação do ex-Anzhi é preciso somar, sobretudo, as operações por Schurrle (22 milhões) e Van Ginkel (9,4 milhões), o primeiro deles também opção para as alas. De resto, e havendo ainda Hazard, Mata, De Bruyne e Moses (este pode estar de saída), tudo aponta para que Atsu seja emprestado durante esta temporada.
Com 32 jogos e um golo pelo FC Porto em 2012/13, o ganês despede-se longe do patamar que ameaçou poder atingir.