O Benfica amealhou quatro pontos depois do minuto 85 nas duas últimas deslocações, ante Boavista e Académica
Corpo do artigo
Com o campeonato a entrar na fase decisiva, o Benfica tem sido obrigado a sofrer para segurar a liderança na Liga, face à pressão de um Sporting que está apenas a dois pontos. Nas duas últimas deslocações, o campeão nacional enfrentou Boavista e Académica, equipas que lutam pela manutenção, e venceu com golos mesmo ao cair do pano. Se no último sábado, em Coimbra, Jiménez salvou as águias do empate aos 85", na visita anterior, ao Bessa, Jonas marcou já aos 90"+3", com os avançados a oferecerem assim quatro pontos a Rui Vitória no pressing final, sem os quais o Benfica seria relegado para o segundo posto, passando a ficar precisamente a dois pontos do Sporting.
Após o triunfo sobre a Briosa, o técnico encarnado destacou a "capacidade para lutar até à exaustão" por parte dos seus jogadores, e a verdade é que, dos seis pontos que o Benfica conquistou com golos nos últimos cinco minutos, quatro surgiram já com as águias na liderança e fora de casa, precisamente ante Boavista e Académica. Isto porque o primeiro triunfo conquistado neste período de jogo tinha sido alcançado na terceira jornada, no Estádio da Luz, com um golo de Jonas aos 86".
Com a luta do título ao rubro entre águias e leões - o FC Porto está já a 12 pontos da liderança -, o Benfica até se pode vangloriar de sofrer menos para chegar ao triunfo, já que o conjunto de Jorge Jesus somou já dez pontos na Liga com golos a partir dos 85", e com 60 por cento desses pontos obtidos em Alvalade. O Sporting começou o campeonato precisamente a ganhar desta forma, com um golo aos 90"+8", sobre o Tondela, vencendo ainda Nacional, Arouca, Belenenses e Braga, o último a 10 de janeiro, na 17.ª jornada, nos derradeiros minutos.