André Villas-Boas é candidato à presidência do FC Porto: as principais notas do discurso
André Villas-Boas apresenta candidatura à presidência do FC Porto numa cerimónia que decorre na Alfândega do Porto, a partir das 19h00
Corpo do artigo
André Villas-Boas quer uma equipa sénior de futebol feminino. E anuncia a entrada na futsal pela formação
Cerimónia termina com André Villas-Boas a cantar o hino do FC Porto
"Com este pontapé de saída demos início a esta candidatura, pela positiva, juntos dos sócios, junto das casas. Não tenham medo da promoção deste ato democrático, juntem-se a este movimento."
"Não vamos esquecer as modalidades, o compromisso com as vitórias extende-se às modalidades. O nosso compromisso é continuar a apoiar formando modelo de gestão rigoroso que permita autosustentabilidade. Quando ao ecletismo, queremos promover espírito amador, que permita inscrições em cada modalidade. Em cada sócio um atleta do FC Porto.
Na vida do clube ninguém é mais importante que o seu associado e o FC Porto deve honrar o compromisso. É prejudicial estar distante da Liga, da FPF, da UEFA, da FIFA, da gfifa... É fundamental que se assuma instuituciuonalmente. Não estamos aqui para vender o clube a ninguém e sim para cimentar o associativismo. É fundamental ser motor e orgulho do seu associativismo. Temos cultura, tradição e valores, é uma vantagem competitiva. É isso que devemos cimentar."
"Adoptar um portal de transparência assente em modelo de gestão aberto que proporcione aos sócios informação fidedigna e atual. Não temos medo nem vergonha de dizer com quem trabalhamos. Todos os negócios serão declarados no nosso portal de transparência.
No que respeita à remuneração fixa da administração cortaremos em mais de 50% os encargos atuais e na variável será aplicado um teto máximo de 60% da remuneração fíxa.
Finalmente sabemos que no FC Porto existem colaboradores altamente competentes. Como nas grandes empresas todos devem estar envolvidos na remuneração variável. A estrutura do FC Porto deve ser um baluarte unido formado para a vitória."
"Por fim, o centro de alto rendimento no Olival. Ainda há dias veio o presidente da Maia dizer que o FC Porto terá de comprar o resto dos terrenos de construção da sua academia. O que acontece se um privado mal intencionado os comprar? E se um clube rival os comprar? Uma academia que foi promessa eleitoral em 2016 é hoje, oito anos depois, uma promessa eleitoral.
Gostava de partilhar uma história. Há dois anos, quando nos lançámos aqui, fizemos duas chamadas a proprietários de terrenos. Em duas chamadas, encontrámos o proprietário de um terreno a mil metros do atual centro de treinos do FC Porto. Em oito anos, o melhor que conseguimos fazer foi arranjar um na Maia?
Durante as próximas semanas, vamos dar a conhecer o plano de arquitetura para este obra, bem como as imagens 3D, e discutiremos a projeção do custo e as possibilidades de financiamento. Tudo às claras e com a máxima transparência para com os sócios".
Financiada pelo clube e parceiros
"No programa desportivo, uma direção desportiva competente, experiente, estruturada, profissional e interventiva. Sendo este o coração da nossa instituição, é fundamental que reflita a grandeza e grau de exigência do clube.
Uma direção de scouting capaz de identificar, filtrar e escolher de forma criteriosa o talento, planeando as equipas a curto, médio e longo prazo, seja na equipa sénior ou na formação, em todas as modalidades.
Um modelo de gestão rigoroso, capaz de criar valor na equipa senior e na formação. Um gabinete de performance que otimiza e potencia o talento, uma metodologia planificada, apoiada na exigência e criatividade, sem medo da emancipação precoce dos seus jogadores.
Uma aposta séria no futebol feminino com o completar dos escalões em falta.
Lançar as bases para a criação do futsal no clube, primeiro através da sua prática nos escalões inferiores e depois até à equipa sénior"
"O nosso objetivo é manter o FC Porto como referência do futebol mundial a todos os níveis. Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar em detalhe os órgãos sociais que compõem a lista da candidatura, bem como as administrações. Na próxima semana, os presidentes da lista, que estão aqui presentes. Vamos fazê-lo com respeito e elevação pela época desportiva do FC Porto. 2024 tem de ficar marcado pela conquista do título de campeão nacional e não pela eleição do seu próximo presidente".
"Tenho as minhas raízes ligadas ao FC Porto, o que muito me orgulha. Sendo o clube do meu coração, estou disponível, vivi o clube por dentro, como observador, treinador das camadas jovens e treinador da equipa principal. Estou consciente do que acarreta, profissionalismo, rigor, e colocar o FC Porto à frente do interesse pessoal. Quero estar à altura da responsabilidade. Apresento a candidatura para que seja fonte de vitórias, com coragem de cortar com o status quo existente onde impera o medo e onde ninguém se pode exprimir livremente sem ser ameaçado ou ser censurado."
"Promessas , premissas e prazos que ficam por cumprir. Estão a ser tomadas decisões estruturantes que podem hipotecar o futuro do FC Porto nos próximos 15 anos. Está ou não a ser vendida uma empresa do FC Porto a um fundo americano? Se sim, porque somos os últimos a saber.?"
"Na teoria é muito fácil falar, mas na prática é diferente. São inúmeras as contratações falhadas ou servem a outros interesses alheios ao FC Porto. Jogadores a sair a custo zero. Estamos a chegar mais tarde aos talentos, estamos a ser ultrapassados pelos rivais. Formar ou encontrar o jogador à FC Porto é uma obrigação. Assente em transparência e inovação. Quanto mais tivermos mais honramos a mística."
"Porquê esta candidatura e porquê agora. Porque neste momento não somos capazes de construir valor, de crescer enquanto organização, de fomentar o associativismo que tanto nos orgulhha. De repente, parecemos capturados por um conjunto de interesses alheios ao FC Porto que ferem os valores fuindamentais da nossa instituição."
André Villas-Boas promete para os próximos dias anunciar os nomes que o acompanham e õrgãos sociais
"Nos últimos 10 anos o FC Porto conseguiu encaixar mais de 100 milhões de euros. E em transmissões televisivas 1,1 milhões de euros em 10 anos. E temos dívida financeira, capacidade ameaçada, as contas entraram em total descontrolo. Temos um clube que não foi capaz, agarrado a uma gestão sem rumo e sem nexo. A falta de transparência instalou-se com conflitos de interesse que prevaricam contra os interesses do clube."
[Frase de Pedroto] Parece mais atual do que nunca. Sim, estamos eternamente gratos a Jorge Nuno Nuno pinto da Costa. Será para todos nós o presidente dos presidentes do FC Porto. Mas é tempo de mudança, tempo do FC Porto se lançar para uma nova fase da sua vida, de construirmos um futuro ainda mais ganhador, assentes em princípios de inovação, ética e transparência.”
André Villas-Boas é chamado ao palco e é naturalmente ovacionado.
“O nosso compromisso é com a vitória, neste clube vence-se desde 1893 . O vídeo mexe nos sentimentos, toca no coração e traz muitas memórias, de infância, o primeiro olhar, amor desconhecido, camisola de Dragão ao peito, azul e branco, o FC Porto. Quando entramos no campo das emoções somos capturados pela intensidade, memórias únicas, a bilheteira das Antas, torniquetes, golo, ser campeão, a festa nos Aliados, o nosso FC Porto. Entre famílias esta é uma história de amor. Ser do Porto é uma elevação que nos distingue. Tudo isto a razão da minha candidatura. "
Crítica que a Academia, promessa de 2016, seja promessa eleitoral de 2024
André Villas-Boas aponta agora às finanças do FC Porto: "Uma gestão sem rumo e sem nexo"
"Estamos e estaremos sempre gratos a Pinto da Costa. Será sempre o presidente dos presidentes do FC Porto. Mas, é tempo de mudança"
"O único propósito é servir o FC poorto. Sou candidato porque quero um FC Porto mais forge, mais competitivo e mais vevcedor. Sou candidato porque quero o FC Porto dos sócios e para os sócios"
"Sou candidato à presidência do FC Porto"
Discursos de Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro é recordado num vídeo que passa no ecrã gigante
A conta na dede social Instagram do AVB24 já vai em 23 mil seguidores, em poucas horas
Famoso ator é o apresentador da cerimónia.
Presenças ilustres na apresentação da candidatura: Joaquim Oliveira, Tiago Madureira, Helton, António Sousa, Ricardo Sousa, Joaquim Jorge, Maniche, Nuno Valente, Jorge Costa, Daniel Sousa (ex-adjunto de Villas-Boas e treinador do Arouca), Rolando, Carlos Abreu Amorim, Cecília Pedroto e Rui Pedroto, Álvaro Magalhães (escritor), Tiago Mayan e Angelino Ferreira.
Os nomes de José Maria Pedroto e Fernando Gomes são fortemente aplaudidos
O apresentador Pedro Teixeira refere Pinto da Costa. O nome do presidente do FC Porto é aplaudido
Longo aplaudo para a viúva de José Maria Pedroto.
"Pelo que se vê aqui e pelo que se viu na Assembleia Geral, há um grande desejo e sede de mudança, André é o rosto dessa mudança, está mais do que preparado. É um portista de coração, tenho a certeza que será um excelente presidente do FC Porto", afirmou.
Que título daria a um livro sobre André Villas-Boas?"Talvez 'Um Vencedor'. Espero que o título confirme a vitória dele nas eleições."
Sobre Villas-Boas: “Pode dar uma dinâmica completamente diferente à situação do clube. Espero que esta mudança se possa verificar.”
Traição? “André Villas-Boas é sócio, pode fazer o que entende em relação às suas ideias, candidata-se de forma natural, são os sócios que têm de votar.”
O que pode trazer? “Mentalidade nova, é um jovem com uma paixão enorme pelo clube, conhece bem o futebol, é meio caminho andado para o sucesso.”
Jorge Costa, antigo capitão do FC Porto e atual treinador do Aves SAD, ovacionado na Alfândega do Porto
Que grande diferença pode trazer André Villas-Boas? "Uma das coisas que vejo da apresentação desta candidatura, é que o André [Villas-Boas] em momento algum mencionou que é contra Jorge Nuno Pinto da Costa. Para mim já é uma mudança muito grande: não está atribuída ali a rivalidade e sim o carinho pelo clube, a forma como gerir e dar o melhor."
O que o leva a apoiar Villas-Boas? “É preciso em primeiro lugar ter gratidão. É uma das coisas que aprendi ao longo da vida, ser grato às pessoas que fazem [bem] por ti não mata, não muda nada, não deixa ninguém de ser quem é. Eu sou muito grato ao André Villas-Boas, tenho-o como amigo, não o tive apenas como treinador, o nosso líder."
Porquê mudar? "Aquilo que ele tem de propostas, é ele que sabe. Eu apoio, estou com ele, sou amigo dele, não havia forma de dizer que não a estar presente aqui hoje. A não ser que não desse realmente hipótese nenhuma de estar. Aceito, reconheço a sua humildade, foi meu amigo mais uma vez, lembrou-se de mim. Deixa-me feliz."
Simples apoiante ou vai integrar? “Perguntem a ele, também queria saber. Porque não? É um amigo.”
Divisão? “Não. O que me fez mais reconhecer o homem e a pessoa que ele é foi justamente isso, é que em momento algum ele disse que é contra o nosso presidente. Para mim já responde a muita coisa.”
Apoio a Villas-Boas: "Nunca foi segredo, estou cá para ouvir o André [Villas-Boas], sendo que, como é evidente, acho que sei o que ele nos vai comunicar. Não estou aqui para fazer campanha, estou aqui para apoiar um amigo que tenho a certeza que será uma lufada de ar fresco."
A favor do FC Porto: "Muito se fala do atual presidente do André Villas-Boas, eu estou a favor do FC Porto. Mau era e muito ingrato seria eu se estivesse contra alguém. Agora, gostaria de ter um FC Porto diferente. E estou completamente a favor do FC Porto."
Muitas pessoas consideram-no um traidor: "Traidor? As pessoas são livres de opinarem, da mesma forma que eu sou livre de estar aqui a demonstrar o meu apoio ao André. Quero é que continuem a apoiar o FC Porto como eu sempre fiz e continuo a fazer, e deixar bem claro que não há uma única pessoa que esteja acima do FC Porto."
Treinador? "Treino uma equipa como sempre treinei, o meu atual clube sabe que o meu coração tem um dono e não vamos já começar...estou aqui apenas para dar o meu apoio."
Jorge Costa: "Traidor? São livres de opinarem, da mesma forma que sou livre de estar aqui"
Nova realidade: "É uma realidade nova, um jovem com uma paixão enorme pelo clube, conhece perfeitamente o futebol e isso é meio caminho andado para ter sucesso."
Sangue novo: "Penso que o FC Porto precisa de sangue novo, não esquecendo o passado, mas precisa de revitalizar aquilo que o FC Porto, está a ficar um bocadinho para trás e todos os portistas têm de aderir em massa ao que se pretende. É preciso sangue novo para melhorar."
Abrir os olhos: "Confio muito nas ideias do André, tem sangue na guelra e está pronto para este desafio. Espero que os portistas abram os olhos e percebam o que ele quer para o FC Porto.
Sobre Pinto da Costa: "Pinto da Costa foi, é e será o melhor presidente de sempre do FC Porto, mas os últimos anos têm sido muito desgastantes. Sinto que o FC Porto tem ficado para trás e o André vai voltar a colocar o FC Porto no caminho certo."
"Villas-Boas? Reconheço-lhe a maior capacidade e visão estratégica para um clube de futebol. Demonstrou isso como treinador, aconselhando quem dirigia os clubes. Via nele essas capacidades", afirmou o técnico. "Era um dos objetivos dele, mas não interessa o timing, aconteceu e estamos cá para o apoiar", acrescentou.
"Vim cá pelo André Villas-Boas, como amigo dele. É a forma de retribuir tudo o que fez por mim", disse Rolando, ex-jogador do FC Porto
O membro da Iniciativa liberal, o treinador de guarda-redes de Villas-Boas no FC Porto e o ex-administrador com pelouro financeiro da SAD do FC Porto entre 2010 e 2014 também estão na Alfândega.
"O FC Porto ao longo dos anos sempre encaixou grandes transferências, e agora todos anos há preocupação de não ter dinheiro para investir. André Villas-boas, como pessoa do futebol, sabe o que pode ou não investir. Penso que é a pessoa certa."
"Ninguém pode negar que Pinto da Costa é um grande presidente, mas as pessoas têm consciência que nos últimos anos não está a correr bem. Não está a ser uma equipa muito competitiva. Sempre foi o ADN do FC Porto e não está a acontecer. André é uma pessoa que os associados gostam, credível, acho que não há que ter receio de mudar".
Maniche, que com a equipa técnica de José Mourinho - da qual fazia parte Villas-Boas, venceu todas as provas com o FC Porto (nacionais e internacionas, exceto Supertaça Europeia), marca igualmente presença na Alfândega
Carlos Abreu Amorim e a preparação de André Villas-Boas:
"Tenho essa esperança. Angelino Ferreira é uma garantia. Enquanto esteve com a competência das finanças do FC Porto nada disto aconteceu e isto é indesmentível. Quando ele saiu é quando as finanças afundam. É uma constatação. Com uma equipa equilibrada, tenha a esperança que com André Villas-Boas dobre o cabo das Tormentas e passemos ao cabo da Boa Esperança"
Carlos Abreu Amorim, conhecido militante do PSD, marca presença, mas não garante apoio a Villas-Boas
Cecilia Pedroto, viúva de Pedroto, presente e acompanhada dos filhos
António e Ricardo Sousa, pai e filho e antigos jogadores do FC Porto, igualmente presentes
"Só há um Porto", lema da candidatura de André Villas-Boas e conhecido no lançamento das contas nas redes sociais, como Instagram e Facebook
Nuno Valente, antigo jogador do FC Porto, também está na Alfândega
Daniel Sousa, atual treinador do Arouca, marca presença. Recorde-se que foi adjunto de uma das equipas técnicas de Villas-Boas
André Villas-Boas apresenta candidatura à presidência do FC Porto numa cerimónia que decorre na Alfândega do Porto, a partir das 19h00
"Só há um Porto", lema da candidatura de André Villas-Boas e conhecido no lançamento das contas nas redes sociais, como Instagram e Facebook
André Villas-Boas apresenta candidatura à presidência do FC Porto numa cerimónia que decorre na Alfândega do Porto, a partir das 19h00
São esperados perto de 800 convidados na Alfândega
Foi nas redes sociais que a candidatura mostrou onde Villas-Boas anunciará a candidatura