Em alta por causa do golo decisivo contra o FC Porto na Taça de Portugal, o médio será titular pela primeira vez na Liga, amanhã, no "jogo do título" ante o Olhanense
Corpo do artigo
André Gomes está lançado para ser titular, amanhã, no "jogo do título" contra o Olhanense, no Estádio da Luz, numa altura em que os mais rodados na posição de médio-defensivo, Ljubomir Fejsa e Rúben Amorim, procuram recuperar fisicamente a cem por cento para as meias-finais da Liga Europa, a discutir com a Juventus a partir de quinta-feira. O médio português de 20 anos está em alta, depois de ter marcado um golaço ao FC Porto na última quarta-feira, assinando a vitória (3-1) e a qualificação do Benfica para a final da Taça de Portugal. E a ideia do treinador Jorge Jesus é aproveitar esse aspeto, preparando a estreia de André Gomes no onze em partidas do campeonato, dando asas a um talento que até ao clássico era apenas uma alternativa com pouca expressão.
Quanto mais não seja pelo discurso que tem vindo a repetir quase de jogo para jogo, de confiança absoluta em todos os elementos do plantel, Jorge Jesus sabe bem a importância de espremer e tirar o máximo dos jogadores quando estes atravessam momentos de inspiração e superação, como agora acontece com André Gomes. Com o moral em alta fruto da última exibição, e ainda por cima acarinhado pelos adeptos, o miúdo fez por merecer um lugar e convenceu Jorge Jesus a dar-lhe sequência na partida da 28ª ronda da Liga.
Mas nem tudo são rosas para o médio. Se no presente está com a cotação em alta na Luz, no resto da temporada sentiu-se muitas vezes frustrado pela pouca influência na equipa. O camisola 30 do Benfica esperava ser mais utilizado, mas a verdade é que é dos mais "frescos" do plantel. Nem somando os minutos na equipa B (661) aos que disputou com a A (793) André Gomes se aproxima dos jogadores do plantel com maior tempo de utilização. Uma frescura que se converteu também em arma aos olhos do treinador nesta reta final da campanha, com o Benfica ainda a discutir quatro provas - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa - e a necessitar de rodar as suas unidades mais utilizadas e desgastadas de forma estratégica, sem enfraquecer a equipa.
André Gomes só agora se destacou na equipa principal, chamando a atenção além-fronteiras, onde a sua carreira deverá prosseguir a partir da próxima época. O passe do médio, lembre-se, foi vendido a um fundo de investimento por 15 milhões de euros. Mónaco, Atlético de Madrid e Liverpool já soaram como possível destino.