Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez a antevisão ao jogo com o Sturm Graz (quinta-feira, 20h00), da última jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Corpo do artigo
Nesta altura, há três equipas portuguesas – Sporting, Benfica e Braga – na Liga Europa. Acha que há hipótese de alguma equipa portuguesa conquistar o título?
"Eu acho que há sempre hipóteses. Já aconteceu no passado. Também há equipas que têm orçamentos muito maiores do que o nosso e com argumentos maiores. Contudo, nós já provámos que, principalmente em jogos a eliminar, somos capazes, em Portugal, de nos batermos com as melhores equipas do mundo. Eu acho que, com a evolução que há em certos campeonatos, vai ser cada vez mais difícil, mas é possível. Quanto maior é o número de equipas portuguesas, maiores são as probabilidades. É preciso ter sorte no sorteio, nas lesões… Vamos ver. Que ganhe alguma, obviamente que seja o Sporting. Mas há equipas de outros campeonatos que têm uma responsabilidade maior. Em Portugal, nós olhamos para o Sporting, o Benfica, o FC Porto e o Braga e os adeptos querem sempre que nós cheguemos o mais longe possível e que se vá às finais. Com sorte em momentos críticos, alguma equipa portuguesa pode chegar à final e ganhar."
Gyokeres e o interesse do Chelsea. Já há alguém pensado para substituir o avançado sueco?
"Nós não pensamos nisso. Temos vindo a perder muitos jogadores, como o Matheus Nunes ou o Pedro Porro. Agora é o Gyokeres, que é quem está em maior destaque. Nós temos tido a capacidade de renovar a equipa. Não perco horas de sono nesse aspeto. Perdia antigamente, porque havia a necessidade de vender para ‘sobreviver’. Neste momento, não há isso, há o pagar a cláusula. E, pagando a cláusula, os jogadores têm de ir embora, para outros campeonatos. Arranjaremos solução. Cada vez mais, a equipa tem um plano A, um plano B, tem jogadores de qualidade, jogaríamos de outra forma. Estamos preparados para isso, não é algo que me preocupe. O Gyokeres ainda tem margem para melhorar. Sei que isto é a lei de mercado e estou tranquilo. Portanto, não temos nenhum substituto para o Gyokeres."