O Benfica é a equipa com melhor média de pontos ganhos em casa entre todas as que jogam nas dez melhores ligas europeias
Corpo do artigo
O Estádio da Luz tem sido o suporte do Benfica no assalto ao título de campeão nacional e é pelo reduto das águias que, no curto prazo, vão passar as grandes decisões. Com dois jogos consecutivos em casa - frente ao Nacional e à Académica -, a equipa de Jorge Jesus não pode tirar o pé do acelerador, de forma a continuar pelo menos com três pontos de avanço sobre o FC Porto. Ou até dilatar a margem, caso os dragões escorreguem contra o Estoril ou na deslocação a Vila do Conde.
O registo do Benfica na presente temporada perante os seus adeptos tem sido quase exemplar - soma 11 vitórias e apenas um empate, frente ao Sporting -, sendo os encarnados a equipa com melhor média de pontos caseiros (2,83) entre todas as que disputam as dez ligas mais importantes da Europa, segundo o ranking da UEFA. A média de pontos conquistados em casa pelo conjunto de Jorge Jesus em 2014/15 apenas é assombrado pelo Zenit, na Rússia (2,8 pontos de média), e pelo PSV, na Holanda (2,78); no entanto, qualquer uma destas equipas já perdeu uma partida no seu terreno, ao passo que os encarnados permanecem invencíveis. Tem sido, aliás, fora da Luz que o Benfica mais tem tremido e, nas deslocações ao norte do país, já foram perdidos nove pontos. Os últimos caíram no estádio do Rio Ave, na derrota por 2-1 que permitiu ao FC Porto aproximar-se um ponto das águias, empatando frente ao Nacional. Um mal menor para o conjunto de Jorge Jesus, que já claudicara noutras saídas: os desaires em Braga e em Paços de Ferreira deixaram marca. O outro deslize foi na ida a Alvalade (1-1).
Sabendo-se destas dificuldades fora de portas, Jesus sente que as próximas duas jornadas, no conforto do lar da Segunda Circular, têm de valer seis pontos. Aliás, tendo em conta o que ainda falta disputar na I Liga e os pontos possíveis de conquistar, o Benfica pode ser campeão só a jogar em Lisboa. Além de receber Nacional, Académica e FC Porto, as águias têm pelo meio uma deslocação ao vizinho Belenenses. Quatro jogos na zona de conforto que valem 12 pontos potenciais, os quais, sendo embolsados pelas águias, valerão o título de campeão, sem que as deslocações pendentes a Barcelos e Guimarães causem apreensão. Mas isso depende de o Benfica conseguir manter o ritmo que tem revelado na Luz, onde ganhou 34 dos 36 pontos que podia ter somado.