A Taça da Liga tem sido um burgo praticamente exclusivo do Benfica, que venceu seis das oito edições. As águias estão invictas há 37 jogos e têm 80 golos marcados contra 20 sofridos neste período
Corpo do artigo
A Taça da Liga tem sido uma competição de domínio praticamente exclusivo do Benfica e, apesar de todos na Luz identificarem o campeonato como a grande prioridade, a ideia passa por manter a onda vencedora na competição. Porém, para chegar a nova final, que pode ser a sétima em nove possíveis, o Benfica está obrigado a um ajuste de contas com o Braga. Isto porque os minhotos assumiram-se como a única equipa capaz de quebrar a hegemonia das águias desde que estas conquistaram a prova pela primeira vez, em 2008/09. Os arsenalistas foram os únicos a eliminar o clube da Luz na Taça da Liga nas últimas sete temporadas, interrompendo assim precisamente a série das águias no único duelo até agora entre as formações nesta competição.
Com vitórias na Taça da Liga em 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12, a turma benfiquista foi eliminada em 2012/13 pelos bracarenses, precisamente nas meias-finais, longe da Luz. Sob o comando de José Peseiro, agora no FC Porto, o Braga acabou por ser mais forte no desempate através da marca das grandes penalidades, depois do nulo após 120 minutos.
Na altura a dividir a liderança da Liga com o FC Porto e a disputar ainda a Liga Europa, o Benfica, orientado por Jorge Jesus, apresentou-se na Pedreira, recinto dos minhotos, com muitas alterações, acabando por ver o Braga ser mais forte; mais eficaz nos penáltis, a formação arsenalista acabaria mesmo por conquistar a Taça da Liga, vencendo na final o FC Porto, por 1-0. Os encarnados não tardaram, porém, a recuperar da eliminação e voltaram a superar a concorrência nas duas últimas temporadas, em 2013/14 e 2014/15 - além do Braga, a outra formação a vencer a Taça da Liga foi o V. Setúbal, precisamente a única a impor uma derrota durante o tempo regulamentar ao Benfica, já em 2007/08, ano em que derrotou o Sporting na final.
Em 40 jogos na prova, o clube da Luz tem apenas esse desaire ante os sadinos, somando sete empates e 32 vitórias, todas alcançadas após a eliminação frente ao V. Setúbal. Desde então, as águias têm 37 jogos sem perder (e um registo de 80 golos marcados contra apenas 20 sofridos), apresentando-se neste momento como uma equipa praticamente imparável, já que têm nove vitórias seguidas - a última equipa a parar o Benfica foi o FC Porto, em 2013/14, nas meias-finais, mas após um 0-0 foi eliminado nos penáltis, no Dragão.