Alejandro Menéndez, técnico espanhol, treinou-o no Castilla e assegura que "está entusiasmado" com a possibilidade de ir para o Sporting. "Está preparado para um clube de elite e vai dar prioridade à situação desportiva e não à financeira", garante
Corpo do artigo
O guarda-redes que o Sporting tem em agenda para a sucessão de Rui Patrício, o merengue Antonio Adán, como O JOGO deu conta na edição de ontem, é para o seu antigo treinador Alejandro Menéndez uma escolha acertada dos leões. O técnico espanhol treinou Adán no Castilla e acredita que chegou o momento de este deixar o clube madrileno e se afirmar na baliza, algo que no Real Madrid está praticamente vedado com a concorrência de Casillas e Diego López.
"É muito completo, tanto no jogo aéreo ajudado pelo bom físico, como na agilidade e reflexos entre os postes. É um guarda-redes moderno, canhoto e que trata bem a bola com os pés. A prioridade dele nesta altura é jogar numa equipa de elite, competir num grande como o Sporting. De certeza que está entusiasmado com a possibilidade. Vai dar prioridade à situação desportiva e não à financeira", defende Alejandro Menéndez.
Adán cresceu no Real Madrid e mais pressão do que aquela com que teve de lidar na última temporada, quando carregou nas costas a "guerra" entre José Mourinho e Iker Casillas, dificilmente voltará a encontrar, pelo que o peso de ter de substituir Rui Patrício não o afetará. "É um jogador que tem de ter confiança para demonstrar um bom nível em competição. Quando está bem a nível mental as coisas saem-lhe muito bem. Está habituado a ganhar desde pequeno, é muito competitivo e está também habituado à pressão, por isso está preparado para o Sporting. Nos últimos dois anos, com José Mourinho, a pressão aumentou. Com Casillas não tinha continuidade e os jogos chegaram daquela forma... Mesmo assim, aproveitou as oportunidades e ganhou calo", comenta o antigo orientador do alvo dos leões.
"Mas tem de ir convencido de que tem de ganhar o lugar, o Sporting não é um clube qualquer, tem futebolistas de grande nível. Tem de demonstrar, pensar nele próprio e fazer esquecer Rui Patrício. Tem de demonstrar que é um guarda-redes de elite e vai ter valentia", concluiu.
Depois das primeiras abordagens para se inteirar das condições de aquisição do guarda-redes de 26 anos (o Real Madrid liberta-o sem custos e o jogador aceita abdicar de parte importante do ordenado), o Sporting espera pela venda de Rui Patrício para encetar negociações formais. Disso mesmo deu conta ontem o agente de Adán, Luis Ignacio Espizua: "Posso dizer que neste momento não há nada de concreto. Mas o Adán não viajou para os Estados Unidos com a equipa para ficar em Madrid a solucionar o seu futuro. Sabemos a reputação que os clubes portugueses têm. Mas não quero falar muito mais, não há nada de oficial."