Declarações de Adán, que atingiu a marca dos 150 jogos ao serviço do Sporting, em declarações ao canal do clube
Corpo do artigo
Momento mais especial: “O campeonato que vencemos por tudo. Foi num ano em que não podíamos desfutar dos adeptos no estádio. Foi um ano diferente, duro para toda a sociedade. Dezanove anos depois o Sporting ganhou um título. Foi o meu primeiro ano e tornou tudo muito especial. Depois também conseguimos pequenas conquistas para o crescimento do clube, como por exemplo jogar dois anos na Champions. Não são títulos, mas fazem com que a equipa cresça. Este ano lutamos por todos os títulos e isso é importante.”
Relação com Rúben Amorim: “É especial. São quatro anos em que conseguimos títulos, pequenas conquistas e muito crescimento coletivo. Só tem mais dois anos do que eu, por isso a relação é ainda mais especial. Deixou de jogar futebol há pouco tempo, ou seja entende exatamente o que se passa num balneário. É uma relação especial como treinador-jogador, mas também a nível pessoal.”
A importância no balneário: “Pela idade, responsabilidade, por ser um dos capitães, tenho de mostrar aos jovens, mais do que com palavras, mas com ações, o sacrifício que se faz todos os dias para conseguir as coisas importantes. As vitórias, os títulos e sobretudo os momentos menos bons. Estarmos juntos e tentarmos retirar o positivo. Tento ser exemplo para os jovens, ajudá-los no crescimento dentro e fora de campo. É um orgulho tremendo ser um dos capitães de um clube tão grande. Com tantos grandes capitães que já passaram pelo clube, para mim é um orgulho tremendo.”
Referência para os jovens: “A relaçao é muito boa, com todos. É muito importante que muitos jogadores da formação estejam connosco diariamente. O clube é especial. É uma grande oportunidade estar a treinar na equipa principal e ajudamos no que conseguimos.”
Apoio dos adeptos: “É algo que me deixou surpreendido. No primeiro ano não tínhamos este ambiente em Alvalade, na segunda época poder recebê-los em nossa casa, sentir como vivem o futebol, tornou tudo muito especial. Seguia pelas redes sociais o ambiente, mas foi diferente. Tenho uma relação de grande respeito com os adeptos e de muito agradecimento pelo carinho que me têm dado nestes quatro anos.”
Valores do clube: “A entrega, luta até ao fim, o companheirismo. É difícil encontrar um balneário melhor do que este. Mesmo nos momentos maus nestes quatro anos. Estamos em primeiro lugar e na luta por todos os títulos. É um espírito especial que tem o grupo e têm os adeptos.”
Momento da equipa: “Estamos na luta pelos títulos. No campeonato fizemos uma primeira volta quase perfeita. Ganhámos muitos jogos, já vínhamos de uma boa segunda volta o ano passado. Jogamos a meia-final da Taça da Liga, passámos na Taça de Portugal e também na Liga Europa. Estamos num bom momento e entusiasmados.”